Educational heritage: school, teachers, and “green roses”
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840Keywords:
Diários, Cultura material escolar, Patrimônio Hist´órico-EducativoAbstract
The purpose of this paper is to analyze aspects of educational heritage in (auto)biographical narratives from manuscript journals kept by an 86-year-old woman from a rural area. Those manuscripts include their author’s account of her life until she started going to school, the architecture of said school, her first teacher, and material aspects of objects used for her primary schooling in 1940. This paper’s theory and methodology are based mainly on school culture and material culture concepts from authors such as Escolano Benito (2017), Felgueiras (2015), and others. This paper contributes to educational heritage by analyzing memories and writings preserved in those journals.
Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de Vida de Educadores/as Sociais em Pesquisa Narrativa (Auto) Biográfica. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, BIOgraph, v. 5, n. 13, p. 16-23, 2020.
BAHIA, Joana. A “lei da vida”: confirmação, evasão escolar e reinvenção da identidade entre os pomeranos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 69-82, jan./jun. 2001.
BECK, Dinah Quesada. Uniformes escolares: delineando identidades de gênero. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 58, p. 136-150, set. 2014.
CUNHA, Maria Teresa Santos. Territórios abertos para a História. In: PINSKY, Carla Bassanezi; De Luca, Tania Regina (Orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013.
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no Ocidente. In: CHARTIER, Roger. Leitura, História e Hisória da leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2000.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura (séculos XI-XVIII). São Paulo: Editora UNESP, 2007.
ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Trad. Heloisa Pimenta Rocha; Vera Gaspar da Silva. Campinas, SP: Alínea, 2017.
FABRE, Daniel (Org.). Écritures Ordinaires. Paris Centre Georges Pompidou. Bibliothéque Publique d’ Informatión, 1993. p.11-94
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar: A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições, v. 16, n. I (46), p. 87-102, jan./abr. 2005.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Histórias das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO. Gilcinei (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 115-141, jan./jun. 2001.
KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação, n.15, p.159-176, set/dez. 2000.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
POMPOUGNAC, Jean-Claude. Relatos de aprendizado. In: FRAISSE, Emmanuel; POMPOUGNAC, Jean-Claude; POULAIN, Martine. Representações e imagens de leitura. São Paulo: Ática, 1997.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da. PETRY, Marilia Gabriela (Org.). Objetos da Escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012.
THIES, Vania Grim. Patrimônio do escrito: cadernos de usos não escolares e as contribuições para a cultura escrita. Revista História da Educação/RHE (Online), v. 24, p. 01-28, 2020.
VIDAL, Diana Gonçalves. História da Educação como Arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 251-272, jan./abr. 2017.
VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: Uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima. VALDEMARIN, Vera Teresa (Org.) A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 2005.
VINÃO FRAGO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, n.0, set./dez. 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/