Guardar para não perder: a constituição dos acervos dos Centros de Memória da Educação Física nas universidades federais brasileiras

Autores

  • Christiane Garcia Macedo
  • Silvana Vilodre Goellner ESEFFID, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i1.7852

Resumo

Esse artigo analisa como se deu o processo de constituição de acervos de dez Centros de Memória da Educação Física em universidades federais brasileiras. Sua ancoragem teórica recai na História Cultural e para a produção de fontes foi empreendida uma pesquisa exploratória, realizadas visitas e produzidas 36 entrevistas de História Oral. Podemos perceber que há um predomínio de suportes de documentos textuais e iconográficos. Em metade dos CMs, o acervo é constituído apenas por materiais ligados à sua instituição-sede. Por fim, observamos que existe o esforço de pessoas, grupos e instituições que, para evitar a perda, lançaram mão de diferentes estratégias para reunir, organizar, conservar e dar acesso a um conjunto documental que integra o patrimônio da Educação Física e áreas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Garcia Macedo

Tem licenciatura em Educação Física, mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano.

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 155-202.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivstica.pdf>. Acesso em: 12 maio 2014.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Ed. Universidade Estadual Paulista, 1991.

CAMARGO, Célia Reis. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp; FAPESP, 1999. p. 49-64.

CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da; MARTIN, Edna; ZACARIAS, Lígia (Orgs.). Educação Física: memórias e narrativas em Juiz de Fora. Juiz de Fora: EDUFJF, 2003.

CUNHA, Maria Luisa Oliveira da. Pelas fronteiras sem fim da dança: memórias da Escola de Dança João Luiz Rolla (1951-1986). 2016. 260 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GRANATO, Marcus. Panorama sobre o patrimônio da ciência e tecnologia no Brasil: objetos de C &T. In: GRANATO, Marcus; RANGEL, Márcio F. (Orgs.). Cultura material e patrimônio da ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2009. p. 78-103.

HEYMANN, Luciana. De “arquivo pessoal” a “patrimônio nacional”: reflexões acerca da produção de “legados”. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1612.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2017.

JULIÃO, Letícia. Museus e coleções universitárias. In: NASCIMENTO, Adalson; MORENO, Andrea (Orgs.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 13-24.

LINHALES, Meily Assbu; NASCIMENTO, Adalson de Oliveira. O esporte e suas práticas nas linhas e entrelinhas de um processo de organização de arquivos. Acervo. Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, jul./ dez. 2014.

LUCENA, Ricardo de Figueiredo Lucena; PAIVA, Fernanda Simone. Acerca da criação de um Arquivo em Educação Física e Esporte. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA, 3., 1995, Curitiba. Anais... Curitiba: 1995. p. 403-406.

MARQUES, Rita de Cássia; SEGANTINI, Verona Campos. Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais. In: NASCIMENTO, Adalson; MORENO, Andrea (Orgs.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 31-44.

MORENO, Andrea; MENDES, Luciano. Patrimônio acadêmico-científico da Universidade: uma contribuição a partir da História da Educação. In: NASCIMENTO, Adalson; MORENO, Andrea (Orgs.). Universidade, memória e patrimônio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015. p. 25-30.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História, São Paulo, n. 10, dez. 1993.

OLIVEIRA, Thaís Nodare de. Centros de memória e documentação da Universidade Federal de Minas Gerais: perfis institucionais e políticas de acervo. 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. Como Fazer, v. 9. São Paulo: Arquivo Público do Estado; Imprensa Oficial do Estado, 2003.

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes. Memória, cultura e poder na Sociedade do Esquecimento: o exemplo do centro de memória da Unicamp. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 63-74.

Entrevistas utilizadas:

ACOSTA, Marco Aurélio. Depoimento de Marco Aurélio Acosta: Projeto Garimpando Memórias, 2016.

CAMARGO, Rosalia Pomar. Depoimento de Rosalia Pomar Camargo: Projeto Garimpando Memórias, 2005.

CAPRARO, André Mendes. Depoimento de André Mendes Capraro: Projeto Garimpando Memórias, 2014.

CUNHA JUNIOR, Carlos Fernando Ferreira da. Depoimento de Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior: Projeto Garimpando Memórias, 2016.

FERREIRA, Talita. Depoimento de Talita Ferreira: Projeto Garimpando Memórias, 2014.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Depoimento de Silvana Vilodre Goellner: Projeto Garimpando Memórias, 2015.

LINHALES, Meily Assbu. Depoimento de Meily Assbu Linhales: Projeto Garimpando Memórias, 2014.

MATTOS, Leila de Carneiro. Depoimento de Leila Carneiro Mattos: Projeto Garimpando Memórias, 2015.

MAZO, Janice Zaperllon. Depoimento de Janice Zaperllon Mazo: Projeto Garimpando Memórias, 2015.

MORO, Vera Luiza. Depoimento de Vera Luiza Moro: Projeto Garimpando Memórias, 2016.

NASCIMENTO, Adalson de Oliveira. Depoimento de Adalson de Oliveira Nascimento: Projeto Garimpando Memórias, 2014.

NOGUEIRA, Quefren Weld Cardozo. Depoimento de Quefren Weld Cardozo Nogueira: Projeto Garimpando Memórias, 2016.

RIBEIRO, Sérgio Doreski Dantas. Depoimento de Sérgio Doreski Dantas Ribeiro: Projeto Garimpando Memórias, 2016.

VAGO, Tarcísio Mauro. Depoimento de Tarcísio Mauro Vago: Projeto Garimpando Memórias, 2014.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

MACEDO, Christiane Garcia; GOELLNER, Silvana Vilodre. Guardar para não perder: a constituição dos acervos dos Centros de Memória da Educação Física nas universidades federais brasileiras. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 20–37, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i1.7852. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9307. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO