Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9232Resumo
As práticas discursivas que permeiam o nosso cotidiano nas mais diferentes instâncias de socialização têm sido exploradas como locus privilegiado de investigação nas mais diversas áreas científicas: linguística, antropologia, psicologia, literatura etc. A História da Educação também entra em cena nesses estudos, propondo tornar mais visíveis os caminhos da construção da memória ou das memórias que nos constituem como sujeitos históricos. Assim, busca-se neste texto, analisar algumas escritas dos ex-alunos do colégio Pedro II, uma instituição pública da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, na categoria escolas e cursos na comunidade do Orkut, procurando espiar por uma fresta os horizontes de sentidos nas narrativas que contam as histórias daqueles sujeitos. Nesse sentido, traz para o debate as escritas virtuais considerando-as fontes historiográficas para o campo da História da Educação. Por que as escolas percorrem o espaço virtual? Os depoimentos criam chances para analisar os usos e as funções da cultura escrita, descrevendo nas entrelinhas midiáticas outras histórias que perpassam a vida escolar. Valho-me dos estudiosos Chartier (2007), Alberca (2000), Muzart (1998), Certeau (1982), Lévy (1999), Nunes (2005) e Le Goff (1984) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos mais diversos suportes de escrita.Downloads
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