Hygino Amanajás e sua produção de livros de leituras escolares para o ensino primário: fragmentos da história da leitura no Pará

Autores

  • Francisca Izabel Pereira Maciel Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Kátia Gardênia Henrique da Rocha Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9228

Palavras-chave:

História da Educação, Cultura Escolar, História da Leitura

Resumo

Este texto traz fragmentos da História da Leitura no Estado do Pará ao desvelar o estudo historiográfico realizado sobre a trajetória intelectual e profissional de Hygino Amanajás (1852-1921), cujo nome é inserido nos quadros da História do Estado do Pará como personalidade política, envolvido com a Educação e autor dos livros escolares: Noções de Educação Civica e Alma e Coração. Tem-se ainda, apresentados elementos acerca do processo de produção, divulgação e circulação dessas obras. Esses elementos fornecem indícios que possibilitam, mesmo que de forma incipiente, conhecer aspectos sobre a história da leitura. Dentre esses elementos destaca-se a influência do livro Cuore, de Edmundo de Amicis, na produção do livro Alma e Coração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Izabel Pereira Maciel, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Ceale - Centro de Alfabetização Leitura e Escrita

Kátia Gardênia Henrique da Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto

CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância, DEETE Departamento de Educação e Tecnologias

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

MACIEL, Francisca Izabel Pereira; DA ROCHA, Kátia Gardênia Henrique. Hygino Amanajás e sua produção de livros de leituras escolares para o ensino primário: fragmentos da história da leitura no Pará. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 48–67, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9228. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9228. Acesso em: 16 abr. 2024.