Práticas escolares a partir do acervo João Penteado (na perspectiva da história comparada)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17502

Palavras-chave:

Educação libertária, Trabalho, Práticas escolares, Escolas anarquistas e escolanovismo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a experiência da Escola Oficina No. 1 de Lisboa, em Portugal, na perspectiva da história comparada. A Escola Oficina No. 1 foi criada em 1905 pela Sociedade Promotora de Asilos, Creches e Escolas como uma escola de ofícios, por maçons, republicanos e anarquistas. O seu principal propósito era atingir alunos de bairros operários, dando início a um projeto associado ao princípio da educação integral. Busca-se compreender as singularidades da experiência da escola oficina No. 1 em comparação com a Escola Moderna de São Paulo, organizada em 1912 por associação de trabalhadores anarquistas. Um dos principais objetivos do texto consiste em apontar semelhanças e aspectos que as diferenciavam, dentro do contexto histórico no qual surgiram e atuaram. O estudo baseia-se no levantamento bibliográfico em torno das duas escolas, assim como de outras experiências libertárias do período, com consulta aos documentos do Acervo João Penteado e da Escola Oficina No. 1.

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Biografia do Autor

Tatiana da Silva Calsavara, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atuou como Coordenadora nos Cursos de Pedagogia e Tecnológico em Processos Escolares (EaD) na Universidade Santo Amaro e Coordenadora Institucional do PIBID/UNISA (Programas de formação de professores vinculados aos cursos de História e Pedagogia). Integra o Grupo de Pesquisa que estuda o Acervo João Penteado no CME - FEUSP. Atualmente é Coordenadora Pedagógica na Escola SESI - Osasco.cleardot.gif

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). É professora Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação do trabalhador, história da educação, ensino médio, educação profissional e políticas públicas. Atualmente é coordenadora do Centro de Memória da Educação da FEUSP e membro do Comitê Científico do GT Trabalho e Educação da ANPED.

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Está realizando estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. É membro permanente do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, NEDDATE, do qual foi vice-coordenadora de março de 2017 a maio de 2019. Integra o Comitê Científico da Revista Trabalho Necessário, pertencente ao Neddate. Participa do Núcleo de Filosofia, Política e Educação, NUFIPE, da Faculdade de Educação da UFF.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

CALSAVARA, Tatiana da Silva; MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; TAMBERLINI, Angela Rabello Maciel de Barros. Práticas escolares a partir do acervo João Penteado (na perspectiva da história comparada). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022034, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17502. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17502. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO