As folhas da Revista La Escuela Popular (1912-1914) e os sonhos de uma escola revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17481Palavras-chave:
Revista La Escuela Popular, Liga de Educación Racionalista., Argentina.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar panoramicamente o conteúdo produzido pela Revista La Escuela Popular (1912-1914), órgão de difusão da Liga de Educación Racionalista argentina. A sucursal argentina foi criada no ano de 1912 seguindo o modelo da Liga Internacional pela Educação Racional da Infância (1908), criada pelo catalão Francisco Ferrer y Guardia, que buscava continuar a divulgação dos propósitos da educação racionalista em escala transnacional. A análise quanti-qualitativa dos vinte volumes publicados mensalmente pela Revista indicou os principais temas discutidos ao longo dessa produção, bem como as principais personalidades que realizaram publicações no periódico. Os aspectos da proposta de educação racionalista e as críticas proferidas às escolas estatais e confessionais ganharam destaque nesta análise.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução Denise Bottman. 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BARRANCOS, Dora. Anarquismo, Educación y Costumbres en la Argentina de principios de siglo. Buenos Aires: Editorial Contrapunto, 1990.
BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Organização e tradução de João Barreto. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CHAUÍ, Marilena. História a contrapelo (Prefácio). In: DE DECCA, Edgar Salvadori. O silencio dos vencidos. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CODELLO, Francesco. “A Boa Educação”: Experiências libertárias e teorias anarquistas a Europa, de Godwin a Neill. Volume 1: A teoria. Tradução de Silene Cardoso. São Paulo: Imaginário/Ícone, 2007.
COLOMBO, Eduardo. Una historia escamoteada. In: COLOMBO, Eduardo (Compilador). Historia del movimiento obrero revolucionario. Buenos Aires: Libros de Anarres, 2013.
CORDERO, Laura Fernández. Amor y anarquismo. Experiencias pioneras que pensaron y ejercieron la libertad sexual. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2017.
DE DECCA, Edgar Salvador. 1930: O silêncio dos vencidos. Memória, História e Revolução. 6. ed. 1ª Reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 1997.
GALLO, Silvio. Francisco Ferrer Guardia: o mártir da Escola Moderna. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 2, maio/ago. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000200015. Acesso em: 30 out. 2022.
GODOY, Clayton Peron Franco de. Ação direta: transnacionalismo, visibilidade e latência na formação do movimento anarquista em São Paulo (1892-1908). Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2013.
LEUTPRECHT, Douglas Bahr. O legado de Francisco Ferrer y Guardia em movimento: Apropriações do modelo Pedagógico Racionalista nas Escolas Modernas Nº 1 e de Stelton (1913-1925). 2018. 230 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/000050ac.pdf. Acesso em: 03 dez. 2022.
MURO, Gabriel. Julio Barcos, el inspector anarquista. ESPECTROS, Buenos Aires, año 1, n. 2. Disponível em https://espectros.com.ar/wp-content/uploads/Julio-Barcos_el-inspector-anarquista_por-Gabriel-Muro.pdf. Acesso em: 03 dez. 2022.
OLIVEIRA, Kaithy das Chagas. Folhas libertárias na América Latina: disputas pelos sentidos políticos das Escolas Populares no início do século XX, na Argentina e no Brasil. 2021. 270 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, Brasília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42235. Acesso em: 30 nov. 2022.
PUIGGRÓS, Adriana. Sujetos, Disciplina y Curriculum: en los orígenes del sistema argentino (1885-1916). 3. ed. Buenos Aires: Galerna, 1996.
RUBIO, Lucas Domínguez. El Anarquismo Argentino. Bibliografía, Hemerografía y Fondos de Archivos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Libros de Anarres, 2018.
TRAGTENBERG, Maurício. A escola como organização complexa. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 142, p. 183-202, jan./mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pnS8pJwmqZQmy74Nq4dKpHf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.
Bibliotecas e arquivos consultados
Argentina
Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CEDINCI);
Biblioteca Archivo de Estudios Libertarios (Grupo BAEL)/Federación Libertaria Argentina (FLA);
Biblioteca Popular José Ingenieros.
Brasil
Acervo João Penteador do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSPE);
Biblioteca Terra Livre;
Arquivo Edgard Leuenroth - Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Periódicos consultados
Argentina
La Protesta Humana / La Protesta;
Revista Mensual Francisco Ferrer;
Revista Mensual La Escuela Popular;
Boletín de la Liga de Educación Racionalista.
Brasil
O Amigo do Povo;
A Lanterna;
A Voz Do Trabalhador;
Boletim da Escola Moderna;
O Início.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/