O curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP
notas de uma ex-aluna
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16027Palavras-chave:
Ensino de pedagogia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Luci Banks-Leite, MemóriasResumo
Quando retornei à atual Faculdade de Educação da USP, em 1997, depois de mais de três décadas do término de minha licenciatura em Pedagogia e me dirigi à ampla escada do bloco B que leva do térreo ao primeiro andar, não suspeitava que uma profusão de lembranças me viria à mente. A cada degrau, eu vislumbrava, como em um rápido filme, cenas dos quatro anos passados naquele edifício em que obtive minha primeira formação universitária. Sob forma de impressões fugidias, ocorreram-me imagens e sons relacionados à vida acadêmica, aos professores de várias disciplinas e aos colegas que eu aí encontrei, alguns dos quais se tornaram amigos que me acompanham até o presente. Foi como voltar aos anos da juventude, no início de 1963, quando ali estive, pela primeira vez, para prestar o vestibular que me abriu as portas da Faculdade e onde passaria os anos seguintes. Consciente de não ser “nem totalmente a mesma, nem totalmente uma outra”[1] dos idos tempos, fui tomada por forte emoção que se expandiu ao avistar, já no andar superior, meu prezado Professor Celso Beisiegel que declinou o meu nome e acrescentou que, por um documento da Faculdade, tomara conhecimento que eu lá estaria naquela data
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Referências
AEBLI, Hans. Didactique psychologique, Neuchâtel: Delachaux & Niestlé, 1951
BEISIEGEL, Celso. Origens das orientações da pesquisa educacional na Faculdade de Educação da USP. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, vl. 29, n.2., 2004, p. 357-364.
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PROFESSORA MARIA JOSÉ GARCIA WEREBE in Memoriam. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, 2007, p. 273-280.
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