A contribuição do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP à construção da área de Administração da Educação

trajetória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16025

Palavras-chave:

Administração escolar, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a contribuição do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP aos estudos de Administração Escolar no Brasil. Considerando a sua importância no cenário educacional e mesmo o seu papel pioneiro em termos de pesquisa, produção e difusão do conhecimento, procuramos mostrar como, ao longo da sua trajetória, ele vem contribuindo no delineamento do perfil epistemológico dessa área de estudos, bem como influenciando, sobretudo através da atuação de seus docentes na pós-graduação, a formação de pesquisadores, gestores e educadores para diferentes áreas de atuação.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Sanchez Teixeira, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

 Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (1975), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1988). É Livre-docente em Antropologia das Organizações e Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia das Organizações e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, educação, cultura, escola e cotidiano. (Fonte: Currículo Lattes)

Maria do Rosario Silveira Porto, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). É professor doutor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, cultura latente, cultura patente, cultura e metodologias de análise. (Fonte: Plataforma Lattes)

Afrânio Mendes Catani, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas SP (1975), tem Mestrado (1983) e Doutorado (1992) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Livre Docente em Educação (2006), é Professor Titular (2009) na Faculdade de Educação da USP. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP), Pós-Doutorado na Middlesex University London MDX, Inglaterra (2015-2016), foi Presidente da SOLAR Sociedad Latinoamericana de Estudos sobre América y el Caribe (1996-1998), foi Coordenador dos GTs Estado e Política Educacional (1996-1998) e Política de Educação Superior (2010-2013) da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Coordenador Adjunto do Comitê Científico da entidade da entidade (2008-2010), foi Diretor de Cooperação Interinstitucional (2006-2008) e de Intercâmbio Interinstitucional (2008-2010) da ANPAE Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação, foi Presidente da SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (2013-2015) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (2010-2012). Participante do OBEDUC Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil (2012-2016), atua na área de Educação (ênfase em políticas de educação superior, sociologia da educação e cultura) e de cinema (história do cinema latino-americano e do cinema português). Pesquisador do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

TEIXEIRA, M. C. S.; PORTO, M. do R. S. .; CATANI, A. M. A contribuição do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP à construção da área de Administração da Educação: trajetória. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021020, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16025. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16025. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

DOCUMENTO/DOSSIÊ