Pensar e existir, em tempos de resistir
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16016Palavras-chave:
Resenha, Universidade, Formação de professores de históriaResumo
O grande historiador Michel de Certeau apontava que o exercício da escrita da História seria uma forma de se lidar com a alteridade, de um “outro” ausente, que nos escapou e se perdeu, de modo que em cada relato histórico se estabelece uma espécie de “jogo da vida com a morte” (CERTEAU, 2002, p. 57). Lacunas, apagamentos e esquecimentos certamente são questões que envolvem a prática historiadora, mas, talvez, no caso dos estudos históricos dedicados à região amazônica e às suas populações, essas ausências sejam ainda mais constantes, em função de uma tradição historiográfica comprometida com projetos políticos e sociais que, na maior parte do tempo, buscou construir uma história nacional identificada com as sociedades europeias, anulando o protagonismo dos sujeitos históricos regionais.
Diante disso, o livro “Reflexões e existência: universidade pública e a formação de professores de história no interior da Amazônia”, organizado pelos professores André Dioney Fonseca e Lorena Lopes da Costa, e publicado eletronicamente pela Navegando Publicações em 2021, é um esforço coletivo na contramão dos apagamentos e silenciamentos, ao registrar as experiências, dificuldades e desafios enfrentados por docentes e estudantes do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
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Referências
CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. Rio de Janeiro: Biblioteca Folha de S. Paulo, 2003.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores, Revista de Estudos Avançados, 15 (42), ago. de 2001, Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013. Acesso em: 05/07/2021.
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