Caminhos para história oral

do projeto à transcriação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15797

Palavras-chave:

Resenha, História oral

Resumo

O livro “Memórias e narrativas” dos historiadores José Carlos Meihy e Leandro Seawright é por um lado uma introdução ao campo da história oral, escrito para pesquisadores iniciantes – acadêmicos ou não – que se veem envolvidos nos desafios de estudar e trabalhar com a memória de expressão oral; mas por outro lado, ele é também uma sistematização dos conceitos, reflexões e teorias desenvolvidos pelos autores ao longo de suas trajetórias acadêmicas e de atuação, sobretudo como integrantes do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP). A generosidade do livro está justamente aí: ao apresentar a complexidade do campo da história oral, os autores explicitam seus posicionamentos frente a esse cipoal, desembaraçando os caminhos a serem percorridos pelos neófitos pesquisadores que se debruçam sobre a memória e a história.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lorandi Demarchi, Universidade de São Paulo

Formado em História (bacharelado e licenciatura) na Universidade de São Paulo. Mestrando em Geografia Humana na mesma instituição.

Referências

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê, 2003.

MEIHY, José Carlos S. B.; SEAWRIGHT, Leandro. Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

DEMARCHI, João Lorandi. Caminhos para história oral: do projeto à transcriação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15797. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15797. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHA/DOSSIÊ