Cultura material escolar e comércio local:
uma abordagem da história econômica sobre a escola urbana (São Paulo, 1894-1902)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15603Palavras-chave:
Cultura material escolar, História econômica da escola, Simbiose culturalResumo
A escola pública, obrigatória e de massas emerge no cenário das cidades demandando e movimentando um conjunto de serviços e bens tipicamente urbanos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da cultura material e da história econômica, objetiva-se demonstrar como instituições de ensino paulistas demandaram do comércio local o suprimento de materiais necessários ao seu funcionamento burocrático, mas também ao desenvolvimento das aulas. Lançando mão de fontes como ofícios da secretaria da escola e notas de compras, entre 1894 e 1902, é possível perceber, de um lado, relações de simbiose cultural entre escola e mercado; de outro, relações econômicas e materiais da criação, do suprimento e da institucionalização da escola pública, enquanto fenômeno tipicamente urbano.
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