APRESENTAÇÃO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15167Palavras-chave:
Educação básica, Formação de Professores, Pesquisa Educacional, Universidade de São Paulo, Memórias, Renovação PedagógicaResumo
O presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964).
Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças.
Downloads
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Ação política e expansão da rede escolar. Revista Pesquisa e Planejamento, São Paulo, n. 8, p. 99-145, 1964.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Os primeiros tempos da pesquisa em sociologia da educação na USP. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 589-607, jul./set. 2013.
BEISIEGEL, Celso de Rui.A qualidade de ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
BENJAMIN, Walter. Écrits français. Paris: Gallimard, 1991.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
DOSSE, François. Entre mémoire et histoire ; une histoire sociale de la mémoire. In: Raison présente, p. 5-24, septembre 1998.
FERNANDES, Florestan. Circuito fechado.São Paulo: Hucitec, 1977.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional.S. Paulo: Expressão Popular, 2020.
LEHER, Roberto. Florestan Fernandes e a Universidade. In: FÁVERO, Osmar (org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2005, p. 211-245
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”.São Paulo: Boitempo, 2005.
MIRAUX, Jean P. La autobiogafía. Las escrituras del yo. Buemos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2005.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores de qualidade: Regime de colaboração e sistema Nacional de Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, jul.-set. 2013, p. 979-1001. ISSN 2447-746X DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.1516711Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 7, p. 1-11, e021001, 2021.Ridphe_R
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. Florestan Fernandes, a sociologia e a educação pública. In: A Terra é Redonda,22/12/2020. Acessível em: https://aterraeredonda.com.br/florestan-fernandes-a-sociologia-e-a-educacao-publica/
RODRIGUES, F. de C. Florestan Fernandes e a educação no Brasil: a necessidade de ver as trevas para ver melhor. In: PIZETTA, A.; LOOP. C; GASPARIN, G.; WITCEL, R.; SANTOS, S. (orgs.).Florestan Fernandes.Ideias para combates. São Paulo: Expressão Popular, 2021, p.135-150.Recebido em: 23 dedezembro de 2021Aceito em: 28 de dezembrode 2021
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/