As memórias escolares no museu histórico universitário
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.13691Palavras-chave:
Museu, História, Acervos escolaresResumo
Tem-se como objetivo apresentar os patrimônios educacionais existentes nas coleções tridimensionais, textuais e iconográficas que compõem os acervos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP, dando ênfase às formas como foram integrados ao acervo, atividades de pesquisa, exposições e extensão desenvolvidas pelo museu no que toca ao tema da memória escolar.
Downloads
Referências
BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora UNESP: Museu Paulista, 2005.
CARVALHO, Roberto Machado. Memória de uma Escola: edição comemorativa do Cinquentenário da Escola Estadual “Regente Feijó”, 1932- 1982, Itu, 1949.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A cidade como bem Cultural: Áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, Victor et al. (Orgs). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo. 9ª SR/ IPHAN, 2006.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do Teatro da Memória ao Laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2, p. 9-42, jan./dez. 1994.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e cultura material: documentos pessoais no espaço público. Revista Estudos Históricos, v. 11, n. 21. 1998.
MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação, 10. Jul./dez. 2005.
PAULILO, André Luiz. A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, 2019.
SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890 – 1910). São Paulo: Editora UNESP, 1998.
TRILHA, Jaume. La educación fuero de la escuela: âmbitos nos formales y educación social. Barcelona: Editorial Ariel, 1996.
WOLFF, Silvia Ferreira Santos. Escolas para a República: Os Primeiros Passos da Arquitetura das Escolas Públicas Paulistas. São Paulo; EDUSP, 2010.
FONTES:
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE ITU/MUSEU REPUBLICANO “CONVENÇÃO DE ITU”/MP/USP.
Fundo: Grupo Escolar Cesário Motta.
Fundo: Grupo Escolar Convenção de Itu.
MUSEU PAULISTA DA USP
Plano diretor de 1997.
Setor de objetos:
Coleção de Ferramentas do Instituto de Artes e Ofícios/ IBAO.
Ofício de agradecimento da doação da Coleção de Ferramentas do Instituto de Artes e Ofícios/ IBAO.
MUSEU REPUBLICANO “CONVENÇÃO DE ITU”/MP/USP.
Relatório de Aplicação de Recursos do Projeto Arquivo Escolar e Memória Social à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, 2009.
Relatórios Institucional do MRCI de 2008 - 2016.
Documentação textual e iconográfica do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP.
Coleção Helena e Verico Pinheiro
Coleção Washington Luís
Catálogo da Coleção Washington Luís feita por Anicleide Zequini, Daisy Aparecida Ferraz de Bonna e Melissa Stecca Bressanin. 2016.
Setor de objetos:
Camiseta da Escola Municipal “Convenção de Itu”.
Coleção de têxteis - Toalha e 6 guardanapos bordados. Doadora: Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias.
Carta de doação escrita de próprio punho por Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias sobre a doação da Toalha e 6 guardanapos bordados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/