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CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO

2025-06-12

Museus e Acervos na (da) Escola: Memória, Patrimônio e Educação

Organizadoras: Zita Rosane Possamai (UFRGS) e Giani Rabelo (UNESC)

 

Os registros históricos da escola vêm recebendo, em vários países, crescente atenção para sua preservação, investigação e valorização por educadores, investigadores e comunidade escolar. Ao longo do tempo, iniciativas voltadas à salvaguarda de pequenos conjuntos de documentos ou de objetos tridimensionais resultaram na organização de acervos e coleções importantes, que, por sua vez, impulsionaram a criação de museus, memoriais e centros de memória.

No Brasil, são aproximadamente 141 espaços museológicos nas (das) instituições escolares mapeadas nas diferentes regiões do País, no âmbito do Projeto de Pesquisa Museus Escolares no Brasil em Rede: articulação para a valorização do patrimônio histórico-educativo, financiado pelo CNPq (Chamada Nº 09/2022) e coordenado pela Professora Drª Zita Rosane Possamai (UFRGS). Além desses, diversas universidades abrigam museus, centros de memória e documentação instalados nas universidades, além de grupos de pesquisa voltados a esse domínio. Certamente, muitos outros acervos ainda carecem de mapeamento.

Nos acervos e espaços dedicados à memória da escola, encontram-se preservados diversos artefatos, como mobiliário, equipamentos, cadernos, materiais didáticos, cartilhas, livros, uniformes, flâmulas, troféus, diários de classe, entre muitos outros. Esses repertórios tem permitido inúmeros estudos sobre materialidade escolar; ideias e práticas pedagógicas; sobre os métodos de ensino, entre muitas outras possibilidades. Além disso, esses acervos se materializam em exposições e ações educativas que ampliam a divulgam das memórias da educação e da escola para além dos muros da instituição mantenedora. Nesse contexto, esses acervos são potentes para a formação de futuros educadores, bem como para uma educação para o patrimônio no sentido de sensibilizar para a historicidade da educação e da escola na sociedade.  

A aproximação com algumas dessas instituições demonstra que, não raras vezes, elas transcendem as memórias restritas à escola e preservam coleções de botânica e zoologia (oriundas de coletas da flora e da fauna brasileiras), mineralogia, arqueologia, etnologia, entre outras. Isso ocorre, porque, além de sua função original como museu escolar voltado ao ensino, esses espaços passaram a se consolidar como lócus de investigação científica para educadores e pesquisadores. Desse modo, essas coleções, resultantes de décadas de pesquisa, também contribuem para o conhecimento da biodiversidade do País, dos povos originários e do passado arqueológico ou paleontológico brasileiro.

Esses museus e espaços escolares evidenciam, ainda, quão ricas são as coleções do patrimônio da Ciência e da Tecnologia, uma vez que acabaram por acolher acervos de laboratórios de ensino de Física, Química, Matemática, entre outras disciplinas. Desse modo, permitem vislumbrar a historicidade dos processos tecnológicos, especialmente às crianças e jovens que nasceram na era digital.

O universo a desbravar é vasto e nossa tarefa bifurca-se em várias frentes: a investigação desse patrimônio histórico-educativo sob a perspectiva da História da Educação e da Museologia em seus múltiplos aspectos; a adequada gestão museológica, baseada na cadeia operatória ou curadoria, que inclui procedimentos técnicos de conservação, documentação, acondicionamento, exposição e ação educativa e cultural; e, por fim, a preservação e a valorização desse legado para as futuras gerações.

Nesse sentido, a interface entre História da Educação e Museologia mostra-se oportuna e estratégica para enfrentar esse grande desafio, especialmente ao aproximar investigadores dos profissionais responsáveis pela gestão desses espaços.

Assim, este dossiê acolhe contribuições sobre museus, memoriais e centro de memória localizados na escola ou em instituições voltadas à preservação, investigação e valorização do patrimônio histórico-educativo. Também abrange estudos sobre acervos em sua ampla variedade, incluindo registros escritos, objetos e audiovisuais, além de arquivos de instituições escolares, entre outras possibilidades. Do mesmo modo, serão aceitas abordagens investigativas sobre as coleções e acervos relacionados às memórias da cultura escolar, bem como estudos que utilizem esses repertórios como documentos centrais, seguindo a concepção ampliada de Jacques Le Goff. Além disso, são bem-vindos artigos que, sob a perspectiva museológica ou patrimonial, explorem a configuração e a aplicação de procedimentos técnicas para salvaguarda e extroversão desses acervos. 

 

A data de submissão é 10 de outubro de 2025.

 

A Revista aceita artigos escritos em português, em espanhol, em inglês ou em francês. As normas podem ser consultadas neste link: Submissões | RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo.

A edição mais recente da Revista da RIDPHE pode ser consultada neste link: v. 10 (2024): Publicação contínua | RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo.

Outras edições da estão disponíveis aqui: Edições anteriores | RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo.

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Edição Atual

v. 11 (2025): Publicação contínua
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Publicado: 2025-06-01

DOSSIÊ TEMÁTICO

  • CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO: Museus e Acervos na (da) Escola: Memória, Patrimônio e Educação

    Zita Rosane Possamai, Giani Rabelo
    e025001
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20625

ARTIGO

  • Descolonización de la educación en Chile: 1810-1860

    Jaime Caiceo Escudero
    e025002
    DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20530

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