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O indígena pela ótica fotográfica
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Palavras-chave

Imagem fotográfica
Nacionalismo
Século XIX
Representação do indígena
Cultura visual

Como Citar

SOARES, Carolina. O indígena pela ótica fotográfica: a construção de uma imagética sob a égide do discurso nacionalista oitocentista . Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 148–170, 2020. DOI: 10.20396/rhac.v1i1.13677. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/13677. Acesso em: 25 ago. 2024.

Resumo

Se, no século XIX, o retrato era a principal aplicação da fotografia, sua realização não estava isenta de uma vontade de contribuir com a ideia de uma nação brasileira civilizada se valendo de uma construção a partir de elementos simbólicos. Assim, não é possível deixar de observar que, ao pressuposto de testemunho fiel, soma-se uma série de ambiguidades. O realismo ganharia tom ficcional pelo modo como os estúdios fotográficos atuariam tentando aliar a ideia de um país que se pretendia civilizado a uma tradição europeia. O que então estava em voga não era a representação do nacional stricto sensu, mas sim o empenho em fazer desse nacional um elemento alegórico.

https://doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13677
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