Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A simples remessa de originais implica a autorização para publicá-los.
  • O conteúdo e a revisão do texto, assim como os direitos autorais das imagens porventura utilizadas no trabalho, são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

  • Todas as providências para evitar a identidade do(s) autor(es) foram tomadas, conforme em Orientações para sigilo da identidade de autores.

Diretrizes para Autores

As submissões podem ser realizadas em cinco seções: 1) artigo; 2) entrevista; 3) transcrição de documento; 4) resenha; 5) dossiê.

Para as quatro primeiras seções, deve-se proceder através das submissões na plataforma, seguindo as orientações gerais (formatação, referências e sigilo de identidade de autores) e as orientações específicas de cada seção. Em caso de dúvidas no preenchimento dos dados solicitados na plataforma, leia Orientações para preenchimento de metadados logo abaixo.

Para a seção dossiê, enviar propostas diretamente através do e-mail rhac@unicamp.br.

A RHAC não faz distinções de titulação acadêmica, considerando apenas o escopo e qualidade dos trabalhos submetidos, em acordo com as exigências da revista. Orientadores e supervisores de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, teses e pesquisas de pós-doutoramento, não devem assinar artigos originados destes em coautoria (cabendo a menção apenas em nota), a não ser que tenham colaborado ativamente em sua confecção.

Os arquivos devem ser submetidos em formato .doc ou .docx.

Os textos podem ser redigidos em portuguêsinglêsespanholfrancês ou italiano. A RHAC publica apenas na língua original, sem traduções.

O documento deve apresentar fonte Calibritamanho 12justificadoespaçamento entrelinhas de 1,5 cm. As páginas devem ser em tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm e margens laterais de 3 cm.

itálico deve ser empregado nos títulos de obras, em expressões estrangeiras e termos em destaque. Não utilizar sublinhados, exceto em hiperlinks.

Em caso de existência de seções no interior do documento, não utilizar numerações, identificando-as em negrito. Ex.: IntroduçãoConclusão, etc.

Todas as citações bibliográficas devem ser indicadas através do sistema numérico, ou seja, em notas de rodapé, conforme ABNT NBR 10520-2002. A RHAC não publica bibliografia ao fim do texto.

Quando inseridas no corpo do texto, as citações diretas devem ser destacadas entre aspas duplas (havendo aspas no texto original, elas se transformarão em aspas simples). Quando a citação direta tiver três linhas completas ou mais, deverá o parágrafo ser recuado 4 cm em relação à margem esquerda, fonte tamanho 11 e espaçamento simples, sem a utilização de aspas duplas (exceto se preexistente no texto original).

As referências seguem o padrão da ABNT NBR 6023-2018 (vide Orientações para referências no link abaixo).

Após a primeira citação em nota de rodapé, utilizar recurso a formas abreviadas, como expressões idem, ibidem e opus citatum/opere citado ao longo do texto.

Tabelas devem ser inseridas no fim do texto, precedidas por um título. Ex.: Tabela 1: Levantamento da produção do artista. Em caso de citações transcritas de tabelas de outros autores, indicar a referência em nota de rodapé após o título da tabela. No corpo do texto, indicar a sua localização entre colchetes. Ex.: [Tabela 1], [Tabela 2] e assim por diante. Tabelas não contam na contagem de caracteres.

Gráficos NÃO devem ser inseridos no texto, mas enviados em arquivos separados, em seção apropriada na plataforma (Componentes do artigo), no formato TIF ou JPG. No corpo do texto, indicar a sua localização entre colchetes. Ex.: [Gráfico 1], [Gráfico 2] e assim por diante. Cada arquivo deve indicar no nome essa numeração, sem os colchetes. Ex.: grafico1.jpg. Os títulos dos gráficos devem ser inseridos sequencialmente no fim do texto, identificando a sua numeração. Em caso de reprodução de gráficos de outros autores, inserir referência bibliográfica completa logo após o título, acompanhada por “In:”. Ex.: Gráfico 1: Número de obras do artista produzidas por década. In: referência bibliográfica completa (vide Orientações para referências no link abaixo).

Imagens NÃO devem ser inseridas no texto, mas enviadas em arquivos separados, em seção apropriada na plataforma (Componentes do artigo), no formato TIF ou JPG. No corpo do texto, indicar a sua localização entre colchetes. Ex.: [Figura 1], [Figura 2] e assim por diante. Cada arquivo deve indicar no nome essa numeração, sem os colchetes. Ex.: figura1.jpg. As legendas das imagens devem ser inseridas sequencialmente no fim do texto, de acordo com a formatação a seguir:

Figura (número): Autor, Título em negrito, ano. Técnica, dimensões em cm, localização (nome de museu, coleção, se houver), cidade (se houver). Direitos da imagem/referência ou autoria da fotografia.

Caso as imagens não estejam de acordo com os padrões exigidos para um bom resultado, a Equipe Editorial poderá solicitar alterações. Sempre que possível, recomenda-se o envio de imagens em alta resolução, com no mínimo 300 dpi de resolução real. Em caso de inadequação completa, a Equipe Editorial também se reserva ao direito de publicá-las em preto-e-branco ou, em última instância, de não as utilizar.

Orientações para referências

Orientações para sigilo da identidade de autores

Orientações para preenchimento de metadados

Artigos

O número máximo de caracteres com espaços, incluindo notas de rodapé, deve corresponder a até 63 mil.

Deve-se incluir na plataforma, além do texto, títuloresumo, palavras-chave e referências bibliográficas, com as respectivas versões em inglês. Recomenda-se que os resumos possuam em média 500 caracteres com espaços.

Documentos

O número máximo de caracteres com espaços, incluindo notas de rodapé, deve corresponder a até 63 mil.

Deve-se incluir na plataforma, além do texto, títuloresumopalavras-chave, com as respectivas versões em inglês, além das referências bibliográficas (se houver). Recomenda-se que os resumos possuam em média 500 caracteres com espaços.

Resenhas

O número máximo de caracteres com espaços, incluindo notas de rodapé, deve corresponder a até 10 mil.

Deve-se incluir na plataforma, além do texto, apenas o título, com a respectiva versão em inglês, e referências bibliográficas (caso houver).

Entrevistas

O número máximo de caracteres com espaços, incluindo notas de rodapé, deve corresponder a até 63 mil.

Deve-se incluir na plataforma, além do texto, títuloresumo e palavras-chave, com as respectivas versões em inglês. Recomenda-se que os resumos possuam em média 500 caracteres com espaços.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.