Banner Portal

Orientações para preenchimento de metadados

Durante o processo de submissão de manuscritos em plataformas OJS, a exemplo da Revista de História da Arte e da Cultura, é solicitado aos autores uma série de informações em torno do texto enviado, denominados metadados do artigo. Seu adequado preenchimento no momento da submissão facilita o trabalho da Equipe Editorial e dos próprios autores, caso o texto seja aprovado para publicação. Todos os campos preenchidos podem ser alterados futuramente pela Equipe Editorial.

Abaixo, apresentamos algumas orientações para o correto preenchimento dessas áreas. Elas são repetidas em dois idiomas, naquele referente ao texto enviado e em inglês.

 

Em título e resumo:

Prefixo: deixar em branco.

Título e subtítulo: não utilize caixa alta. Tradicionalmente, o que separa título e subtítulo entre os dois campos é o sinal de dois pontos. Dispensa-se o uso do sinal no preenchimento.

Resumo: em média 500 caracteres com espaços.

 

Em Lista de Coautores:

Nome próprio: insere-se o nome e todos os sobrenomes, excetuando-se o último. Inclui-se aqui partes de sobrenomes formadas por artigos ou contrações (da, de, du, della, La, etc).

Sobrenome: Apenas o último sobrenome, a não ser em casos de agnomes (Júnior, Filho, Neto), sobrenomes compostos (hifenizados, p. ex.) ou dupla de sobrenomes habitualmente utilizados pelos autores na referenciação (em geral tal como referenciados no currículo Lattes).

Nome Público de Preferência: deixar em branco.

Em Dados Complementares:

URL: para autores com registro no currículo Lattes, insira o link estável do perfil.

ORCID ID: link do perfil no ORCID. Caso não o possua, é possível criá-lo rapidamente aqui: https://orcid.org/register

Instituição/Afiliação: nome por extenso da última instituição a qual o autor está vinculado. Ex.: Universidade Estadual de Campinas.

Resumo da Biografia: última titulação ou descrição do vínculo com a instituição anterior. Ex.: Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Metadados:

Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras-chave. Procure caracterizar bem o trabalho com elas, para melhor localização e identificação futura por pares.

Área do Conhecimento: disciplinas, áreas de saber, campos de estudo. Ex.: História da Arte; Estudos visuais; Arqueologia, etc.

Idiomas: insira o código do idioma principal do texto. Português: pt; inglês: en; espanhol: es; francês: fr; italiano: it.

Agências de fomento: caso o trabalho relacione-se a uma ou mais instituições de fomento, escreva-as por extenso.

Cobertura: trata-se de dados genéricos sobre a localização espacial e temporal do conteúdo do texto. Ex.: Brasil; século XIX; Europa; Idade Média.

Direitos: insira o link a seguir: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Tipo: escreva Texto.