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Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal
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Palavras-chave

Pandemia Covid-19 - Portugal
Serviços públicos - Portugal
Reflexividade - Portugal
Proteção social - Portugal

Como Citar

Caleiras, J., Carmo, R. M. do, Roque, I., & Assis, R. V. de. (2022). Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: uma relação ambivalente?. RBEST Revista Brasileira De Economia Social E Do Trabalho, 4(00), e022003. https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528

Dados de financiamento

  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia
    Números do Financiamento Este artigo resulta da investigação do projeto “EmployALL – A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades” (PTDC/SOC - SOC/30543/2017), financiado pela FCT.

Resumo

Os cidadãos são a razão de ser dos serviços públicos. A pandemia de Covid-19 realçou a sua importância, mas também revelou insuficiências e a necessidade de os reforçar. Este artigo analisa um conjunto de experiências relacionais de trabalhadores vulneráveis com os serviços públicos, em particular com os serviços de emprego e segurança social, saúde, educação e transportes. Com base em 53 entrevistas, realizadas entre 2019 e 2020, e um follow-up de 14 casos seguidos durante o primeiro confinamento da pandemia, o objetivo é compreender como se desenvolveu o processo de interação e formou a perceção sobre estes serviços. Os resultados, embora ambivalentes, no sentido em que revelam tensões entre necessidades e críticas ao seu funcionamento, apontam para uma revalorização dos serviços públicos, nomeadamente num contexto de crise, onde foram chamados a desempenhar um papel crucial e insubstituível.

https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528
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Copyright (c) 2022 Jorge Caleiras, Renato Miguel do Carmo, Isabel Roque, Rodrigo Vieira de Assis

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