Princípios Éticos e Boas Condutas

Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho (Instituto de Economia/UNICAMP), ISSN eletrônico 2674-9564, atua sempre com respeito à cultura acadêmica e à produção intelectual, mantendo um canal de diálogo com autores, pareceristas e leitores para verificar a necessidade de correções, revisões, esclarecimentos ou retratações.

Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.

Para evitar que a publicação de artigo resultante de pesquisa institucional possa gerar dúvidas quanto a conflito de interesses, o(s) autor(es) deve(m) declarar quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve(m) mencionar a instituição à qual esteja(m) vinculado(s) ou que eventualmente tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver conflito de interesses no que se refere ao resultado apresentado no artigo.

A Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.