Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

A RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho publica artigos inéditos e originais – escritos em português, inglês, espanhol ou francês – em duas subáreas do conhecimento: Economia Social e Economia do Trabalho.

  • A Economia Social abrange estudos econômicos sobre uma variedade de temas, tais como as desigualdades sociais, a pobreza, a estrutura social, as políticas sociais, os sistemas de proteção social, a economia solidária e o desenvolvimento humano.
  • Por sua vez, a Economia do Trabalho reúne estudos econômicos sobre uma ampla gama de temas, entre os quais a estrutura ocupacional, o desemprego, os rendimentos do trabalho, as relações de trabalho, as políticas de emprego, o movimento sindical, a legislação trabalhista e a negociação coletiva.

O foco é a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa acadêmica ou que contribuam para o entendimento de um debate teórico, assim como resenhas críticas de livros publicados numa dessas duas subáreas. São contemplados, prioritariamente, artigos que estimulem o debate acadêmico e a reflexão crítica em âmbito nacional e internacional, com base em pesquisas inéditas, motivando o intercâmbio de ideias e contribuindo para a difusão de conhecimentos produzidos a partir de investigações acadêmicas de cunho teórico ou empírico.

Política editorial

Direitos autorais e licença de uso

A publicação de um artigo ou resenha em RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho implica, por parte do(a) autor(a) ou autores, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.

Após a publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do artigo ou resenha por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências dos dados da publicação original.

Qualquer imagem que, eventualmente, seja inserida no artigo deve ser de domínio público ou possuir a autorização para a publicação.

As ideias e opiniões expressas no artigo ou resenha são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho.

Princípios éticos

A RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho atua sempre com respeito à cultura acadêmica e à produção intelectual, mantendo um canal de diálogo com autores, pareceristas e leitores para verificar a necessidade de correções, revisões, esclarecimentos ou retratações.

A RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.

Para evitar que a publicação de artigo resultante de pesquisa institucional possa gerar dúvidas quanto a conflito de interesses, o(s) autor(es) deve(m) declarar quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve(m) mencionar a instituição à qual esteja(m) vinculado(s) ou que eventualmente tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver conflito de interesses no que se refere ao resultado apresentado no artigo.

Diretrizes para a atuação da equipe editorial

A decisão pela publicação ou não de um artigo ou resenha se faz com base em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, respeitando-se a legislação vigente e as boas condutas na cultura acadêmica.

Fatores referentes a posicionamento político ou ideológico, à diversidade étnica, de gênero ou religiosa, bem como às diferenças de perspectivas teóricas e metodológicas, não devem influenciar nas ações e decisões realizadas durante o processo editorial.

Os editores não conduzirão processo editorial de artigo em relação ao qual se estabeleça conflito de interesses.

As identidades de autores e pareceristas se manterão sob sigilo durante o processo editorial e após sua finalização.

Os editores devem zelar pela transparência do processo editorial e responder a questionamentos que se interponham por autores ou pareceristas sobre a avaliação dos textos submetidos à RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho.

Diretrizes para autores

Entende-se como autor todo aquele que tenha sua identidade vinculada à autoria do texto submetido à RBEST e que tenha efetivamente participado da pesquisa realizada ou da redação do texto. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. O Comitê Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

Diretrizes para pareceristas

O processo de avaliação de artigo ou resenha deverá se realizar em sigilo, impedindo-se a apropriação ou divulgação, em qualquer esfera, das informações nele contidas.

O(a) parecerista deverá se recusar a realizar a avaliação de texto em que se configure a existência de conflito de interesses.

A identificação de ausência de ineditismo ou de sobreposição do texto, no todo ou em parte, em relação a texto já publicado deverá ser informada prontamente ao Comitê Editorial da RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho.

Periodicidade

A RBEST - Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho criada em 2019, já nasce com o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume do ano.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447