Banner Portal
Raça e gênero na desigualdade social
PDF

Palavras-chave

Racismo estrutural
Desigualdade de gênero
Mobilidade social - Brasil

Como Citar

Quadros, W. (2022). Raça e gênero na desigualdade social. RBEST Revista Brasileira De Economia Social E Do Trabalho, 4(00), e022019. https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.17381

Resumo

Nota-se o recente protagonismo de mulheres negras na televisão, em ambientes acadêmicos e em movimentos políticos, artísticos e culturais das periferias. Apesar dos enormes obstáculos, elas avançam. As cotas ampliaram bastante o acesso dos negros e indígenas ao ensino superior, gradativamente propiciando o surgimento de lideranças intelectuais e profissionais em populações historicamente marginalizadas. Este estudo inicialmente foca a ascensão social das mulheres negras nos marcos do vigoroso progresso social que, grosso modo, vigorou de 2004 a 2014. Em seguida, analisa os impactos da crise recente, destacando a retração a partir de 2015 e o desastre de 2020. Na sociedade brasileira, onde predomina o individualismo exacerbado, a mobilidade social está associada ao padrão de consumo. Apesar da profunda desigualdade, do descaso social do Estado e das generalizadas carências da maioria da população, a aquisição de bens e serviços indica melhoria nas condições de vida. Se a ampliação do consumo é significativa e persistente, as pessoas pobres podem ser convencidas de que subiram de classe social (ascenderam à classe média), ainda que em grande parte permaneçam nas mesmas condições estruturais. Nos últimos anos, a temática racial e as questões de gênero têm merecido crescente espaço nos meios de comunicação. Entretanto, ficam ocultas as verdadeiras causas da enorme desigualdade social no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.17381
PDF

Referências

Bento, C. (2022). O pacto da branquitude. Companhia das Letras.

Fraser, N. (2019). Neoliberalismo progressista versus populismo reacionário: a escolha de Hobson. In H. Geiselberger (Org.), A grande regressão: Um debate internacional sobre os novos populismos – e como enfrentá-los (pp. 77-89). Estação Liberdade.

Hollanda, H. B. de (2018). Explosão feminista. Companhia das Letras.

Hollanda, H. B. de (2022). Feminista, eu? Companhia das Letras.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (2016). Retrato das desigualdades de gênero e raça (1995-2015). https://www.ipea.gov.br/retrato/apresentacao.html

Lima, M., & Prates, I. (2015), Desigualdades no Brasil. Um desafio persistente. In M. Arretche (Org.), Trajetórias das desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos (pp. 163-192). Editora UNESP; Centro de Estudos da Metrópole (CEM).

Neri, M. C. (Coord.) (2008). A nova classe média. Centro de Políticas Sociais (CPS), Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Remy, M. A. P. de A. (2014). Estruturas familiares e padrão de gastos em educação no Brasil: primeira década dos anos 2000. (Tese, Doutorado em Desenvolvimento Econômico), Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/931393

Wright Mills, C. (1969). A nova classe média (white collar). Zahar Editores.

Yamasaki, T. (Direção) (1980). Gaijin: Os caminhos da liberdade. [Filme]. Labo Cine.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Waldir Quadros

Downloads

Não há dados estatísticos.