Fernanda Castro, uma fotógrafa paranaense na Primeira Mostra de Fotografia Latino Americana Contemporânea (1978)
PDF

Palavras-chave

História da fotografia
Fernanda Castro
Primeira Mostra de Fotografia Latino-Americana

Como Citar

NICHELE, Heloisa; CORRÊA, Ronaldo. Fernanda Castro, uma fotógrafa paranaense na Primeira Mostra de Fotografia Latino Americana Contemporânea (1978). Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 131–146, 2021. DOI: 10.20396/proa.v11i2.16561. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16561. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto reconstrói e analisa, de forma fragmentária, a participação da fotógrafa paranaense Fernanda Castro (1951) na Primeira Mostra de Fotografia Latino Americana Contemporânea (1978), ocorrida na Cidade do México. A partir da documentação sobre o evento, fragmentos biográficos da artista e da leitura das duas imagens realizadas pela fotógrafa selecionadas para exposição, temos por objetivo mapear e interpretar as intencionalidades da proposta curatorial do evento, que tinha como premissa a formulação inaugural de uma identidade da fotografia latino americana. Para isso utilizamos o catálogo da Mostra e pesquisa no acervo da Hemeroteca Digital Brasileira. Por fim, entendemos que produzir, no presente, sentidos a partir de eventos, pessoas e espaços do passado se configura em uma estratégia de reparação a partir da qual é possível localizar trajetórias e representatividades de mulheres em acervos públicos e institucionais que narram a história da fotografia no Brasil, de forma mais estrita, e na América Latina.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i2.16561
PDF

Referências

COCOTLE, Brenda Caro. Nós prometemos descolonizar o museu: uma revisão crítica da política museal contemporânea. MASP Afterall, 2019. Disponível em: https://masp.org.br/uploads/temp/temp-X87a1s0ahKuQghS3VJ4D.pdf . Acesso em: 15/10/2020.

CONSELHO Mexicano de Fotografia. Hecho en Latinoamérica. Primera Muestra de la Fotografía Latinoamericana Contemporánea. Ciudad de México: Consejo Mexicano de Fotografía A.C. 1978.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. A União Panamericana e a Bienal de São Paulo: a difusão de um conceito de “arte latino-americana” no Brasil dos anos 1950/60. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES SISTÊMICAS DA ARTE, 2., 2020, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2020, p. 448-455. Disponível em: https://2simposioirsablog.files.wordpress.com/2020/07/2-arte-alc3a9m-da-arte-ebook.pdf. Acesso em: 9/12/2021.

LEITE, Marcelo Eduardo. Fotografia e crítica social: elementos formadores da participação brasileira nas mostras latinoamericanas (México 1978/1981). 5º Encontro Nordeste de História da Mídia. GT 6 – História da Mídia Audiovisual. Recife, Pernambuco, 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/nordeste/2018-5o-encontro/gt-6-2013-historia-das-midias-audiovisuais/. Acesso em: 15/10/2020.

OLIVEIRA, Heloisa Nichele. Elas em foco: as primeiras fotojornalistas paranaenses. (Livro-reportagem). Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social – Jornalismo, Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná), Universidade Federal do Paraná, 2018.

RIBEIRO, António Pinto. Podemos descolonizar os museus? In: RIBEIRO, António S.; RIBEIRO, Margarida C. (Org.). Geometrias da memória: configurações pós-coloniais. Porto: Edições Afrontamento, 2016, p. 103.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne (org.). Como Pensam as Imagens. Campinas: Unicamp, 2012.

SANTOS, Ana Carolina Lima. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina. In: Revista Contracampo, v. 29, n. 1, ed. abril ano 2014. Niterói: Contracampo, 2014.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Mulheres, arquivos e memórias. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 71, p. 19-27, dez. 2018.

TACCA, Fernando de. La presencia brasileña en el fondo fotográfico del Consejo Mexicano de Fotografía. México: Luna Cornea (vol. II), 2013.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

VIANA, Alberto Melo. Fotojornalismo e ação cultural em Curitiba. Dissertação (Programa em Comunicação e Linguagens da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tuiuti do Paraná), Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.

VILLARES, Mónica Ferrer. Feito na América Latina 1978: teoria e imagem, um debate reflexivo sobre a fotografia da "Nossa América". 2016. (488 p.). Tese (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320960. Acesso em: 15/10/2020.

ZERWES, Erika; COSTA, Eduardo Augusto. Os Colóquios Latino-Americanos de Fotografia e a institucionalização de uma fotografia brasileira. Revista de Estudios Brasileños, ISSN-e 2386-4540, Vol. 4, Nº. 8, 2017, págs. 145-159. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/139792/135071. Acesso em: 15/10/2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Heloisa Nichele, Ronaldo Corrêa

Downloads

Não há dados estatísticos.