Banner Portal
Más allá de las grandes etiquetas
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Historia de la música brasileña
Producción musical independiente
Industria discográfica
Internet

Cómo citar

GALLETTA, Thiago Pires. Más allá de las grandes etiquetas: prácticas históricas, imaginarias e "independientes" en Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 54–79, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v3i1.12950. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12950. Acesso em: 25 ago. 2024.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar los diferentes matices y significados históricamente asociados al término y al fenómeno “independiente”, a lo largo de los caminos de desarrollo de la producción fonográfica y musical brasileña. Al mismo tiempo, busca mostrar cómo el conjunto multifacético de significados y referencias sobre esta nomenclatura (generados por procesos y experiencias realizadas en décadas pasadas), sigue informando y sirviendo como parámetro para la articulación de discursos contemporáneos por parte de artistas, productores, periodistas y público, cuando utilizan las expresiones “escena independiente” y “producción musical independiente”. Ante el contexto reciente de gran impacto de las tecnologías digitales e internet en los ámbitos de la producción, distribución y consumo musical, el texto apunta a la relevancia de este mapeo de las combinaciones entre significados “viejos” y “nuevos”, atribuidos al fenómeno “ independiente ”, en el imaginario socio-musical actual. A partir de este mapa, buscamos contribuir a la identificación de algunas pistas y elementos relevantes para los nuevos caminos y para la reorganización económica, política y estética de nuestra música, en medio de las aceleradas transformaciones contemporáneas en curso.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i1.12950
PDF (Português (Brasil))

Citas

ABMI [Associação Brasileira de Música Independente]. Estimativa do Mercado Independente – Relatório. ABMI, 2012.

ADEUS, batucada. Banda desenhada, 04 dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2013.

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa ao mercado de nicho. São Paulo: Campus, 2006.

ARTE EM REVISTA: São Paulo: CEAC (Centro de Estudos de Arte Contemporânea), ano 6, n. 8, 1984. Edição especial: Independentes.

BAHIANA, Ana Maria. Nada será como antes: MPB nos anos 70. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BARRETO LIMA, Mariana Mont'Alverne. As majors da música e o mercado fonográfico nacional. Tese (Doutorado em Sociologia) – IFCH-UNICAMP, Campinas, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

CAMARGO COSTA, Iná. Quatro notas sobre a produção independente de música. Arte em Revista: Revista do CEAC (Centro de Estudos de Arte Contemporânea), edição temática “Independentes”, ano 6, nº 8, p.6-11 e 17-21, 1984.

CAMBRAIA NAVES, Santuza. Canção popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DA NATUREZA dos lobos. Banda desenhada, 7 fev. 2013. Disponível em: http://bandadesenhada01.blogspot.com.br/2013/02/da-natureza-dos-lobos.html. Acesso em: 20 jul. 2013.

DESAFINANDO o coro dos contentes. Banda desenhada, 11 jul. 2011. Disponível em: http://bandadesenhada01.blogspot.com.br/2011/07/desafinando-o-coro-doscontentes.html. Acesso em: 27 jul. 2013.

DIAS TOSTA, Márcia. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo; FAPESP, 2000.

FERNANDES DE OLIVEIRA, Laerte. Em um porão de São Paulo: o Lira Paulistana e a produção alternativa. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002.

FRANCIS, Karina. A emergente música independente. Rockazine, 2011. Disponível em: http://www.rockazine.com.br/a-emergente-musica-independente/. Acesso em: 16 set. 2013.

FRYER, Peter. Rhythms of resistance: African musical heritage in Brazil. London: Pluto, 2000.

GALLETTA, Thiago Pires. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a “música brasileira” depois da internet. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2013.

GPOPAI-USP [Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à informação – Universidade de São Paulo]. Uma análise qualitativa do mercado de música no Brasil. São Paulo: ECA-USP, 2010.

GUERRINI JUNIOR, Irineu. Discos em bancas: da indústria cultural à guerrilha cultural. In: GUERRINI JUNIOR, Irineu; VICENTE, Eduardo (orgs.). Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2010. p. 127-148.

HERSCHMANN, Micael. Indústria da Música em transição. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

MÁRIO SOUZA, Francisco. Como fazer um disco independente. Petrópolis: Vozes, 1986.

MENDONÇA, Luciana. Do mangue para o mundo: o local e o global na produção e recepção da música popular brasileira. Tese (Doutorado em Sociologia). IFCH-UNICAMP, Campinas, 2004.

MILLARCH, Aramis. Chico diz como se faz um elepê independente. Estado do Paraná, 13 dez. 1986. Disponível em: http://www.millarch.org/artigo/chico-dizcomo-se-faz-um-elepe-independente. Acesso em: 20 set. 2013.

MULLER, Daniel Gustavo Mingotti. Música instrumental e indústria fonográfica no Brasil: a experiência do selo som da gente. Dissertação (Mestrado em Música). IA-UNICAMP, Campinas, 2005.

NICOLAU NETTO, Michel. O discurso da diversidade: a definição da diferença a partir da world music. Tese (Doutorado em Sociologia). IFCH-UNICAMP, Campinas, 2012.

O CARA do outro lado. Banda desenhada, 20 jun. 2011. Disponível em: http://bandadesenhada01.blogspot.com.br/2011/06/caruaru-120-por-hora.html. Acesso em: 16 set. 2013.

PELAS ESQUINAS de sua casa. Banda desenhada, 30 mar. 2012 Disponível em: http://bandadesenhada01.blogspot.com.br/2012/03/pelas-esquinas-de-suacasa.html. Acesso em: 25 jul. 2013.

ROSA de Sangue. Direção de Melina Hickson. 1998. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CtLAiQ72C_k#t=179 . Acesso em: 17 set. 2013.

SEBRAE [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] / ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing]. Música independente: Estudos de Mercado SEBRAE/ESPM 2008. SEBRAE/ESPM, 2008.

SEGNINI, Liliana. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v.16. n. 30, p.177-196, 2011.

SMITH, R.J. James Brown: sua vida, sua música. São Paulo: Leya, 2012.

TATIT, Luiz. Antecedentes dos independentes. Arte em Revista: Revista do CEAC (Centro de Estudos de Arte Contemporânea), edição temática “Independentes”, ano 6, n. 8, 1984. p. 30-36.

TEASER Rede Brasil de Festivais Independentes 2012. 18 jul. 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rmseWhrT1FA# at=38. Acesso em: 05 jul. 2013.

TELES, José. Do frevo ao manguebeat. São Paulo: Editora 34, 2000.

______. A viagem psicodélica de Satwa faz 40 anos. Jornal do Commércio, 31 jan. 2013. Disponível em: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2013/01/31/aviagem-psicodelica-de-satwa-faz-40-anos-71889.php. Acesso em: 19 set. 2013.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha a canção de protesto. Petrópolis: Vozes, 1978.

VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Brasiliense, 1988.

VICENTE, Eduardo. A música popular e as novas tecnologias de produção musical: uma análise do impacto das novas tecnologias digitais no campo de produção da canção popular de massas. Dissertação (Mestrado em Sociologia). IFCH- UNICAMP, Campinas, 1996.

________. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. Tese (Doutorado em Comunicação). ECA-USP, São Paulo, 2001.

Z DA QUESTÃO. Banda desenhada, 29 set. 2011. Disponível em: http://bandadesenhada01.blogspot.com.br/2011/09/z-da-questao.html. Acesso em: 09 ago. 2013.

ZAN, José Roberto. A Gravadora Elenco e a Bossa Nova. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, Campinas, v. 2, n. 1, p.64-70, 1998.

Licença Creative Commons
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.