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Para além das grandes gravadoras
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Palavras-chave

História da música brasileira
Produção musical independente
Indústria fonográfica
Internet

Como Citar

GALLETTA, Thiago Pires. Para além das grandes gravadoras: percursos históricos, imaginários e práticas do “independente” no Brasil. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 54–79, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v3i1.12950. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os diferentes matizes e sentidos associados historicamente ao termo e ao fenômeno “independente”, ao longo dos trajetos de desenvolvimento da produção fono­gráfica e musical brasileira. Simultaneamente, busca-se evidenciar o modo como o conjunto multiface­tado de sentidos e referências a respeito desta nomenclatura (gestados por processos e experiências concretizados em décadas passadas), permanece informando e servindo de parâmetro à articulação de discursos contemporâneos de artistas, produtores, jornalistas e público, quando estes se utilizam das expressões “cena independente” e “produção musical independente”. Tendo em vista o recente contex­to de grande impacto das tecnologias digitais e da internet sobre as esferas da produção, distribuição e consumo musical, o texto aponta para a relevância deste mapeamento das combinações entre “velhos” e “novos” sentidos, atribuídos ao fenômeno “independente”, no imaginário sócio-musical atual. A partir deste mapa, procura-se contribuir para a identificação de algumas pistas e elementos pertinentes aos novos caminhos e à reorganização econômica, política e estética da nossa música, em meio às acele­radas transformações contemporâneas em curso.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i1.12950
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