Resumo
A alegoria é uma figura retórica milenar que atravessa a história e reaparece de diferentes formas como modo simbólico eficaz e maleável. Durante o regime militar conhecido como Processo na Argentina (1976-1983), a alegoria, em parte como uma reação à censura, apareceu como a principal estratégia retórica do movimento de resistência conhecido como rock nacional. Seguindo a teoria de Fletcher (1964), que estudou a alegoria como método de interpretação dialética que busca decifrar o oculto em todos os tipos de textos e imagens, as canções de Charly García produzidas durante os primeiros cinco anos deste período são exploradas nesta obra. . Este músico, um dos principais compositores deste género, caracteriza-se por compor alegorias complexas que, quando revisitadas, décadas mais tarde, continuam a revelar novas associações possíveis, comprovando assim o carácter transcendente desta forma simbólica.
Referências
AlLABARCES, Pablo. Posludio: Música popular, identidad, resistencia y tanto ruido (para tan poca furia). Transcultural Music Review. Sociedad de etnomusicología 12, 2008.
AVERBACH, Eric. Scenes from the Drama of European Literature. Trad. Ralph Manheim. New York: Meridian, 1959.
BENJAMIN, Walter. The Origin of German Tragic Drama. Translated by John Osborne. London: NLB,1977.
CLIFFORD, Gay. The Transformations of Allegory. London and Boston: Routledge & Kegan Paul, 1974.
CONDE, Oscar. Poéticas Del Rock. Buenos Aires: Marcelo Héctor Oliveri Editor, 2007.
FAVORETTO, Mara. Alegoría e ironía bajo censura en la Argentina del Proceso (1976- 1983). New York: Edwin Mellen Press, 2010.
FEITLOWITZ, Marguerite. A Lexicon of Terror: Argentina and the Legacies of Torture. New York Oxford U P, 1998.
FLETCHER, Angus. Alegoría. Teoría de un modo simbólico. Trad. Vicente Carmona González. Madrid: Ediciones Akal.S.A., 2002.
_____. Allegory. The Theory of a Symbolic Mode. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1964.
FRYE, Northrop. Anatomy of Criticism: Four Essays. Princeton: Princeton University Press, 1971.
GARCIA, Charly. La máquina de hacer pájaros. La Máquina de Hacer Pájaros. Microfon, Sony BMG, 1976.
______. La máquina de hacer pájaros. Películas. Microfon, Sony BMG, 1977.
______. Serú Girán. Serú Girán. Music Hall, 1978.
______. Serú Girán. La grasa de las capitales. Music Hall, 1979.
______. Serú Girán. Bicicleta. SG Discos. Interdisc. Universal Music, 1980.
GRINBERG, Miguel. Cómo vino la mano. Orígenes del Rock Argentino. Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2008.
HONIG, Edwin. Dark Conceit. The Making of Allegory. Providence, Rhode Island, Brown University Press: 1959.
HOLAS, Sergio. Cartografía de las impurezas en las prácticas poéticas de Nicanor Parra. Flinders University Languages Group Online Review 3.2: pp. 38-50, 2007. Consultado el 05 de mayo de 2012. Disponible en: http://ehlt.flinders.edu.au/deptlang/fulgor/.
JOHNSON, Gary. The Vitality of Allegory. Figural Narrative in Modern and Contemporary Fiction. Columbus: The Ohio State University Press: 2012.
MADSEN, Deborah. Rereading Allegory: A Narrative Approach to Genre. New York: St. Martin’s Press, 1994.
MARCHI, Sergio. No digas nada. Una vida de Charly García. Ed. Actualizada. Buenos Aires: De Bolsillo, 2007.
PIGLIA, Ricardo. Crítica y ficción. Barcelona: Editorial Anagrama, 1986.
PUJOL, Sergio. Rock y Dictadura. Buenos Aires: Booket, 2007.
VILA, Pablo. Rock nacional and Dictatorship in Argentina. Popular Music. 6:2, pp. 129-148, 1987.
______. Argentina’s Rock Nacional: The Struggle for Meaning. Latin American Music Review 10: 1 pp. 1-28, 1989.
WILLIAMS, Paul. Understanding Dylan, Crawdaddy!, August 1966. Reprinted in Outlaw Blues: A book of Rock Music. New York: E.P. Dutton, 1969, pp. 59-69.
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.