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Áudio-arte de estúdio, música montável e discursividade
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Palavras-chave

Áudio-arte de estúdio
Música de montagem
Música popular
Sonoridade
Álbum Minas (1975)

Como Citar

PEREIRA, Esdras Garcia; BARSALINI, Leandro. Áudio-arte de estúdio, música montável e discursividade : proposições para se pensar a sonoridade de um disco. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v9i00.15958. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15958. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O artigo tem por proposição apresentar possíveis caminhos metodológicos para a análise de música popular gravada, levando em conta seu caráter transdisciplinar. Partiremos da noção de “áudio-arte de estúdio”, proposta por Turino (2008), e do conceito de “música montável”, trabalhado por Molina (2017), pensando possíveis aproximações teóricas e metodológicas entre tais autores. Ademais, partimos de uma noção do materialismo-histórico e de um entendimento discursivo diante da materialidade musical (MARX, 2011; ALTHUSSER, 1970; ORLANDI, 2001). Assim, consideramos as condições de produção materiais e históricas de um fonograma enquanto interferentes necessários na produção de sentido de uma sonoridade. Por fim, levantaremos percursos que possam ser adotados em análises que se proponham a delinear a sonoridade de um fonograma em um sentido amplo e multifacetado, exemplificando tal proposta analítica a partir do disco Minas (1975), de Milton Nascimento, entendido aqui como uma obra resultante do Clube da Esquina.

https://doi.org/10.20396/muspop.v9i00.15958
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Referências

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