Música em isolamento social

colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical

Autores

  • Bruno Rosa do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v7i00.14282

Palavras-chave:

Netnografia, Música popular instrumental brasileira, COVID-19, Lives

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar como os músicos da chamada Música popular instrumental brasileira e do Jazz de Porto Alegre se articulam diante das impossibilidades de performance em eventos físicos, decorrentes do período de isolamento social acarretada pela pandemia global de COVID-19. Por meio de netnografia, observação de campo online, complementada por minha pesquisa nessa cena musical, proponho a exposição do fenômeno das lives não somente como local de performance sonora colaborativa, mas como revelador de tensões e reflexões sobre aspectos importantes ao próprio campo de atuação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rosa do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Fronteiras do Pensamento. [Publicado no YouTube]. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cHJQMP6qhSo>. Acesso em: 10 out. 2020.

BENNETT, A.; PETERSON, R.A. (eds.). Music Scenes: Local, Trans-Local and Virtual. University of Vanderbilt Press, Nashville, TN. 2004.

BIASUTTI, Michele. Strategies adopted during collaborative online music composition. International Journal of Music Education, v. 36, n. 3, p. 473-490, 2018.

CAMPO BOM tem o primeiro caso confirmado de coronavírus no RS. Gauchazh.clicrbs, 10 mar. 2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/03/campo-bom-tem-o-primeiro-caso-confirmado-de-coronavirus-no-rs-ck7lvrh0202zj01pqp0ip9i9w.html>. Acesso em: 15 nov. 2020.

CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: performance e experiência na música popular instrumental brasileira. São Paulo: Anablume Editora, 2009.

DULCE, Bibiana. Musicando Trajetórias. [Entrevista no Youtube]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CnFy3aqa_iE>. Acesso: 15 nov. 2020.

FINNEGAN, Ruth. The hidden musicians. Middle-town. Wesleyan: Wesleyan University Press.2007 [1989].

FIGUEIREDO, Pedro. Entrevista de Bruno Nascimento em 22 fev. 2019. Gravação em áudio. Porto Alegre. Rio Grande do Sul.

FREITAS, Kiko. Pearl TV - Beat Show. [Live no Youtube – Pearl Brasi]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DCThKUGjVIw&t=1734s>. Acesso: 10 out. 2020.

FRIDMAN, Ana. A cena online: Unimúsica série Forrobodó. [Live no Facebook]. 2020. Disponível em: <https://web.facebook.com/ddc.ufrgs/videos/287964315859056>. Acesso: 10 out. 2020.

GONZATTO, Marcelo. Um mês de pandemia: covid-19 demorou mais para chegar ao RS, mas avançou mais rápido do que a média nacional. Gauchazh.clicrbs, 30 mar. 2020. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/03/um-mes-de-pandemia-covid-19-demorou-mais-para-chegar-ao-rs-mas-avancou-mais-rapido-do-que-a-media-nacional-ck8exnm1r098t01pqszb09lzh.html>. Acesso em: 15 nov. 2020.

HANCOCK, Herbie. Live International Jazz Day Virtual Global Concert. [Live no Youtube]. 2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=C54ape_UfwY&t=1s>. Acesso em: 10 out. 2020.

HIGGINS, L. Community Music in Theory and in Practice. New York: Oxford University Press. 2012.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KARAM, Felipe. Musicando Trajetórias. [Entrevista no Youtube]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GAV_ZkgtOF0&t=837s>. Acesso em: 15 nov. 2020.

KLEBER, Matheus. Musicando Trajetórias. [Entrevista no Youtube]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KuEr-9KSAG8>. Acesso em: 10 out. 2020.

KOZINETS, Robert. Netnography: doing ethnographic research online. Sage, 2010.

LEÃES, Luciano. Musicando Trajetórias. [Entrevista no Youtube]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=345vcpCC5oQ&t=45s>. Acesso em: 15 nov. 2020.

MASCHIO, Caetano. Musicando Trajetórias. [Entrevista no Youtube]. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jmgRP3fWUDg>. Acesso em: 10 out. 2020.

MERRIAM, Alan. The Anthropology of Music. Northwestern University Press, 1964.

MILLER, Kiri. Playing Along: Digital Games, YouTube, and Virtual Performance (Oxford Music/Media Series). Oxford University Press, 2012.

NASCIMENTO, Bruno. “Por entre os sons”: uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/211453>. Acesso em: 20 dez. 2020.

NETTL, Bruno. Theory and Method in Ethnomusicology. Free Press 1964.

NOOSHIN, Laudan. “Our Angel of Salvation”: Toward an Understanding of Iranian Cyberspace as an Alternative Sphere of Musical Sociality. Ethnomusicology, v. 62, n. 3, p. 341-374, 2018.

PIEDADE, Acacio Tadeu de C. Brazilian Jazz and the Friction of Musicalities. In: ATKINS, E. Taylor (ed.). Jazz Planet. Jackson: University Press of Mississippi, 2003. p. 41-58.

PETRUCCI, Ligia. A cena online: Unimúsica série Forrobodó. [Live no Facebook]. 2020. Disponível em: <https://web.facebook.com/ddc.ufrgs/videos/287964315859056> Acesso em: 10 out. 2020.

PROUTY, Ken. Knowing jazz: community, pedagogy, and canon in the information age. Univ. Press of Mississippi, 2012.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community: homesteading on the electronic frontier. MIT press, 1993.

RIOS, Nanni. A cena online: Unimúsica série Forrobodó. [Live no Facebook]. 2020. Disponível em: <https://web.facebook.com/ddc.ufrgs/videos/287964315859056>. Acesso em: 10 out. 2020.

SHMITT, Marta. A cena online: Unimúsica série Forrobodó. [Live no Facebook]. 2020. Disponível em: <https://web.facebook.com/ddc.ufrgs/videos/287964315859056>. Acesso em: 10 out. 2020.

SMALL, Christopher. Musicking: the meanings of performance and listening. Middletown, Ct: Wesleyan University Press, 1998.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006.

WALDRON, Janice. Online music communities and social media. Oxford handbook of community music, p. 109-130, 2018.

WEBER, Florence. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, 15, 32, p.157-170, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

NASCIMENTO, B. R. do. Música em isolamento social: colaborações e reflexões em lives como espaço de performance e crítica musical. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e020017, 2020. DOI: 10.20396/muspop.v7i00.14282. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14282. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos temáticos