Resumo
Não são poucos os livros ou pesquisas acadêmicas que abordam personagens, lugares, práticas musicais e outros aspectos que pretendem apreender as múltiplas matizes capazes de ordenar uma ideia do que seria “a” música nordestina. Em tais empreitadas, os trabalhos que conseguem problematizar ou mesmo abordar criticamente a região Nordeste como reservatório identitário brasileiro se encontram em menor proporção. Ainda persiste a ideia mítica de uma cultura nordestina homogênea, especificamente ao enquadrar suas músicas como referenciais de autenticidade, onde supostamente residiria uma essência brasileira.
Referências
ALBUQUERQUE JR., D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 3. ed. Recife: FJN; São Paulo: Cortez, 2006.
ALVES, Elder P. Maia. A sociologia de um gênero: o Baião. Maceió: Iphan-AL, 2016.
ALONSO, Gustavo. Cowboys do asfalto: música sertaneja e modernização brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2003.
DREYFUS, Dominique. Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga. São Paulo: Ed. 34, 2012.
FERNANDES, Florestan. O folclore em questão. São Paulo: Hucitec, 1978.
OLIVEIRA, Francisco de. Nordeste: a invenção pela música. In: CAVALCANTI, Berenice; STARLING, Heloísa; EISENBERG, José. (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
RENNÓ, C. (Org.). Gilberto Gil — Todas as letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 200.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV, Rio de Janeiro, Record, 2000.
VILHENA, Luís Rodolfo da Paixão. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (1947-1964). Rio de Janeiro: Funarte: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
VISCONTI, Eduardo de L.; ALONSO, Gustavo. Dominguinhos e a “invenção” do Nordeste cosmopolita. Teoria e História, v. 13, n. 2, 2018. (Dossiê: “Direitas no Brasil contemporâneo” e “Música popular e sociedade”)
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.