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Exaltar a tradição e ser contemporâneo
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Palavras-chave

Música popular
Cabo Verde
Batuku
Contemporaneidade
Ruralidade

Como Citar

NOGUEIRA, Gláucia Aparecida. Exaltar a tradição e ser contemporâneo: a conversão do estigma em emblema no batuku de Cabo Verde. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 185–206, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13154. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13154. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Jovens artistas da ilha de Santiago (Cabo Verde, África Ocidental) são representantes daquilo que se poderia chamar uma vanguarda musical cabo-verdiana. Inseridos em contextos de produção urbanos, ocidentais e contemporâneos, reelaboram do batuku, um género musical rural, a partir da transposição do seu ritmo para instrumentos e padrões próprios da produção musical urbana contemporânea. Ao mesmo tempo, voltam-se para temáticas em que o imaginário rural-tradicional predomina. As suas composições exaltam as características e vivências do badiu, em particular o badiu di fora, habitante do interior da ilha, outrora estigmatizado e mesmo hoje vítima de algum preconceito pelos da capital. Como uma paradoxal vanguarda que olhe para trás, a contemporaneidade musical em Cabo Verde caracteriza-se por se equilibrar entre o rural e o urbano, de alguma forma mesclando-os, sem que nisso haja contradição. Através das trajetórias de alguns desses artistas e suas letras, mostra-se essa atitude, deixando em aberto pistas para reflexão sobre as suas motivações.

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13154
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