Banner Portal
O piano no grupo de choro
PDF

Palavras-chave

Choro
Piano Popular Brasileiro
Grupos de choro
Cristóvão Bastos
Laércio de Freitas

Como Citar

OLIVEIRA, Luísa Camargo Mitre de. O piano no grupo de choro: outras possibilidades. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 8–30, 2019. DOI: 10.20396/muspop.v6i1.13147. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13147. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo propõe um estudo de aspectos da prática do Choro ao piano, abordando questões idiomáticas do instrumento e enfocando principalmente contextos coletivos de performance dessa música, onde as principais funções de melodia e sustentação rítmico-harmônica do grupo sejam desenvolvidas por outros instrumentos. Dessa forma, o estudo apresenta recursos e elementos em que o pianista possa abordar numa performance junto a grupos de Choro de formações instrumentais variadas. Como material principal, foram analisadas performances, registradas em áudio (CDs) e vídeos, de dois pianistas importantes do cenário atual do choro: Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. Como ferramenta de auxílio na visualização e interpretação desses elementos, foi utilizado o processo de transcrição (considerado, no presente trabalho, como o registro de sons musicais através da notação musical tradicional), apresentadas juntamente com os áudios dos exemplos escolhidos. Foram utilizados também trechos de entrevistas feitas com pianistas abordados no artigo.

https://doi.org/10.20396/muspop.v6i1.13147
PDF

Referências

BASTOS, Cristóvão. Avenida Brasil. Lumiar Discos, 1996. CD.

______. Entrevista (concedida em 27maio de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (108 min). Rio de Janeiro, 2016.

CALDI, Alexandre. Os Contrapontos para Sax Tenor de Pixinguinha nas 34 Gravações com Benedito Lacerda-Primeiras Reflexões. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, abril, 1999.

CLÍMACO, Magda de Miranda. Alegres dias chorões: o Choro como expressão musical no cotidiano de Brasília anos 1960 – tempo presente. Tese (Doutorado em História) – UnB, Brasília, 2008.

FREITAS, Laércio de. Entrevista (concedida em 06 maio de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (60min). São Paulo, 2016.

_______. Fandangoso. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5NoX4m_jOK8. Acesso em: 19 de abril de 2017.

______. São Paulo no Balanço do Choro - ao nosso amigo Esmê. Eldorado, 1980. LP.

GOMES, Hércules. Entrevista (concedida em 09 janeiro de 2016). Entrevistador (a): Luísa Camargo Mitre de Oliveira. 01 arquivo. Formato MP3. (85min). Belo Horizonte, 2016.

ITABORAHY, Patrícia. O piano como instrumento de orquestra na obra de Arthur Bosmans. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música - UFMG. Belo Horizonte, 2002.

MANCINI, Henry. Sounds and scores: a practical guide to professional orchestration. s/l: Northridge Music/All Nations Music, 1986.

OLIVEIRA, Luísa Camargo Mitre de. Uma Roda de Choro no piano: Práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristóvão Bastos e Laércio de Freitas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de PósGraduação em Música, UFMG, Belo Horizonte, 2017. PISTON, Walter. Orchestration. Londres: Victos Gollancz Ltda, 1969.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.