Banner Portal
Rap
PDF

Palavras-chave

Rap
Periferia
Música popular
Política

Como Citar

SANTOS, Daniela Vieira dos. Rap: protagonismo musical periférico. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 3–6, 2018. DOI: 10.20396/muspop.v5i1.13122. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13122. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O pesquisador José Ramos Tinhorão anunciara em 2004 que a canção havia acabado! O rap e a música eletrônica sinalizariam esse fim. A assertiva possibilitou o desenrolar de uma série de debates sobre o status da canção popular brasileira que adentrara o século XXI. Chico Buarque de Hollanda, por exemplo, também apontou para mudanças neste campo, admitindo que o rap seria a “negação da canção” tal qual
ele havia conhecido e, talvez, um sinal de que a “canção já era, passou”. Cada qual à sua maneira, seja na perspectiva de crítica, seja no diagnóstico de que algo tem mudado no plano da canção, estes comentários evidenciam que não há como desconsiderar o impacto trazido pelo rap dentre as expressões musicais contemporâneas.

https://doi.org/10.20396/muspop.v5i1.13122
PDF

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.