Resumo
O presente trabalho analisa a manifestação afro-católica do congado praticado na região Sul do estado de Minas Gerais, particularmente na cidade de Campanha. Busca-se discutir de que maneira a prática do congo se constitui tanto como uma fonte de diversão quanto como uma forma de devoção. A pesquisa revela que essa manifestação celebra um evento passado da abolição da escravidão ao mesmo tempo em que proclama a necessidade de continuar a luta pela liberdade negra no Brasil contemporâneo. Nesse sentido, a “ludicidade” de seu catolicismo se configura como uma cobertura que reduz a vigilância do congo. Com isso, a “mera brincadeira” pode se constituir como uma poderosa forma de mobilização dos congadeiros na luta por fazer valer as suas aspirações comuns.
Referências
AUSTIN, J. L. How to do Things with Words: The William James Lectures delivered at Harvard University in 1955. Oxford: Clarendon Press, 1962.
BASTIDE, Roger. Sociologia do folclore brasileiro. São Paulo: Anhambi, 1959.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A festa do santo preto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985. CAILLOIS, Roger. Man, Play and Games. New York: Free Press of Glencoe, 1961.
DROOGERS, André. Methodological Ludism: Beyond Regionalism and Reductionism. In: HARSKAMP, Anton Van (Org.). Conflicts in Social Science. London: Routledge, 1996, p. 44-67.
GIESBRECHT, Érica. Jongos, batuques e sambas de bumbo: dançando a memória negra de Campinas. Música e cultura, v. 8, n. 2, 2014.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens; a study of the play-element in culture. Boston: Beacon Press, 1955.
KIDDY, Elizabeth. Blacks of the Rosary: Memory and History in Minas Gerais, Brazil. University Park, Penn.: The Pennsylvania State University Press, 2005.
MELLO e SOUZA, Laura de. O diabo e a terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
REILY, Suzel Ana. To Remember Captivity: the Congados of Southern Minas Gerais. Latin American Music Review, v. 22, n.1, p. 4-30, 2001.
SCARANO, Julita. Devoção e escravidão: a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Distrito Diamantino no Século XVIII. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
SCOTT, James. Weapons of the Weak: Everyday Forms of Peasant Resistance. New Haven: Yale University Press, 1985.
______. Domination and the Arts of Resistance: Hidden Transcripts. New Haven: Yale University Press, 1990.
SLENES, Robert. “Eu venho de muito longe, eu venho cavando”: jongueiros cumba na senzala centro-africana”. In: LARA, Silvia Hunold; PACHECO, Gustavo. (Org.). Memória do jongo: as gravações históricas de Stanley Stein. Vassouras, 1949. Rio de Janeiro: Folha Seca, p. 109-156, 2007.
TRAVASSOS LINS, Elizabeth. Dramatization and Antagonism in the Brazilian Congadas. In: ROBERTSON, Carol, Org. Musical Repercussions of 1492. Encounters in Text and Performance. Washington: Smithsonian Institution Press, 1992, p. 219-36.
TURNER, Victor. Body, Brain and Culture. Performing Arts Journal, v. 10, n. 2, p. 26- 34, 1986.
A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.