Banner Portal
Rua, que a nossa voz seja ouvida
PDF

Palavras-chave

Voz
Rap
Hip Hop
Treinamento vocal

Como Citar

POMPEU, Ana Terra Santos; BARREIRO, Suamit Marques. Rua, que a nossa voz seja ouvida: uma contribuição fonoaudiológica sobre a voz no rap nacional. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 105–116, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13083. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13083. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como propósito aferir a importância do trabalho vocal como treinamento para a voz profissional do MC no Brasil. Busca-se compreender e ampliar a utilização de expedientes técnicos para atender às demandas de um estilo em ampla produção. O entendimento das origens da cultura Hip Hop e do surgimento do Rap são fundamentais para o desenvolvimento da análise, da observação e do treinamento técnico junto a este profissional, bem como a compreensão de sua história, seu amadurecimento e suas necessidades vocais atuais. A partir desse panorama, espera-se contribuir para que o MC seja indubitavelmente reconhecido como um profissional da voz artística, ampliando seu acesso ao trabalho vocal, o que poderá garantir saúde à voz e seu melhor desempenho.

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i2.13083
PDF

Referências

BEHLAU, Mara et al. Voz profissional: aspectos gerais e atuação fonoaudiológica. In: BEHLAU, Mara. Voz: o livro do especialista. v. 2. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. p. 287-406.

BRAGA, Adriana; PEDERIVA, Patrícia. Voz e corporeidade segundo a percepção de coristas. Revista Música Hodie, v. 7, n. 2, p. 43-52, 2007.

FERREIRA, Léslie Piccolotto et al. Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuiba: Pró-Fono, 1995.

GARCIA, Walter. Sobre uma cena “Fim de semana no Parque”, do Racionais MC´s. Estudos Avançados, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142011000100015. Acesso em: 21 jul. 2016.

LOPES, Leonardo Wanderley. Análise da tessitura vocal em cantores populares. Monografia (Monografia em Especialização Em Voz) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

MURANO, Edgard. Rap popular brasileiro. Achados & escritos, 2011. Disponível em: https://edgardm.wordpress.com/2011/12/15/a-cancao-do-rap/. Acesso em: 21 jul. 2016. RACIONAIS MC´S. Negro drama. Cosa Nostra, 2002. CD.

ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip Hop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

TATIT, Luiz. O cancionista – composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.