Banner Portal
Gritos femininos
PDF

Palavras-chave

MPB
Performance
Voz
Gênero
Feminismo
Política

Como Citar

PRADO, Bruna Queiroz. Gritos femininos: performances das cantoras de MPB e suas significações políticas (anos 1960 e 2000). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 56–78, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13053. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13053. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho analisa a performance de três importantes intérpretes da MPB – Maria Bethânia, Elis Regina e Elza Soares – e sua ressonância sobre público e críticos especializados em dois contextos marcados por intensos conflitos e mudanças no campo artístico, político e intelectual. Busca, por meio desta, inserir-se em uma reflexão sobre gênero e feminismo, tratando mais especificamente da atuação das mulheres no campo da música popular e da política brasileira. 

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i2.13053
PDF

Referências

AGUIAR, Ronaldo Conde. As divas do rádio nacional: as vozes eternas da Era de Ouro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.

ARAP, Fauzi. Bethânia como os outros a vêem. Fã Clube Rosa dos Ventos. Disponível em: http://mariabethania.com/bethania.php. Acesso em: 03 mai. 2015.

BETHÂNIA, Maria. Entrevista concedida à Revista Playboy. Fã Clube Rosa dos Ventos, 1996. Disponível em: http://www.mariabethania.com/mlp.php?ID=169. Acesso em: 03 mai. 2015.

BUARQUE, Chico. Bethânia como os outros a vêem. Fã Clube Rosa dos Ventos. Disponível em: http://mariabethania.com/bethania.php. Acesso em: 03 mai. 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

CARVALHO, Dalila Vasconcellos de. O gênero da música: construção social da vocação. São Paulo: Alameda, 2012.

CASTRO, Ruy. Carmen: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. A noite do meu bem: A história e as histórias do samba-canção. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

DEBELLIAN, Marcio. Faíscas no palco. O Globo Cultura. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/musica/faiscas-no-palco-14960216. Acesso em: 02 dez. 2015.

ECHEVERIA, Regina. Furacão Elis. São Paulo: Leya, 2012. FORIN JUNIOR, Renato. Confluências do teatro e da música popular no espetáculo de Maria Bethânia. Moringa artes do espetáculo, João Pessoa, n. 4, p. 131-149, 2013.

FOUCAULT. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

______. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984. GARBUS, Liz. What happened, Miss Simone? Netflix, 2015. Vídeo.

GULLAR, Ferreira. Bethânia como os outros a vêem. Fã Clube Rosa dos Ventos. Disponível em: http://mariabethania.com/bethania.php. Acesso em: 03 mai. 2015.

KAPADIA, Asif. Amy. Netflix, 2015. Vídeo. LOUZEIRO, José. Elza Soares: cantando pra não enlouquecer. São Paulo: Globo, 1997.

LUNARDI, Rafaela. Em busca do "Falso Brilhante": Performance e projeto autoral na trajetória de Elis Regina (Brasil, 1965-1976). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2011.

MACHADO, Marcelo. Tropicália. Bossa Nova Filmes, 2011. DVD. NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 28, p. 103-124, 2001.

_______. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: Resistência política e consumo cultural. Anais do IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, Cidade do México, 2002.

OLIVEIRA, Marcus. Dez momentos em que Maria Bethânia rodou a baiana em público. Disponível em: http://vejasp.abril.com.br/blogs/listamania/2015/02/23/maria-bethaniapiti-show/. Acesso em: 01 abr. 2015.

RIBEIRO, Stephanie. Nem de ‘golpe’, nem de ‘namorado’: Dilma precisa ser respeitada como mulher. Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/stephanie-ribeiro/dilma respeito_b_9532084.html. Acesso em 18 mai. 2016.

SOARES, Elza. A mulher do fim do mundo. Circus Produções, 2015. CD.

VELOSO, Caetano. Bethânia como os outros a vêem. Fã Clube Rosa dos Ventos. Disponível em: http://mariabethania.com/bethania.php. Acesso em: 03 mai. 2015.

VIYUELA, Thais. A política não veste saia. Brasil Post. Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/thais-viyuela/politicasaia_b_9941622.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004. Acesso em: 18 mai. 2016.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

______. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosacnaify, 2014.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.