Banner Portal
Ambições e vocações cruzadas
PDF

Palavras-chave

Santa María de Iquique
Nova Canção Chilena
Luis Advis
Quilapayún

Como Citar

SCHMIEDECKE, Natália Ayo. Ambições e vocações cruzadas: a cantata popular Santa María de Iquique (1970). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 6–26, 2017. DOI: 10.20396/muspop.v4i1.13015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13015. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Dialogando com o tema machadiano da ambição e vocação em música, o presente texto enfoca as relações estabelecidas entre músicos populares e músicos de conservatório no interior do movimento da Nova Canção Chilena. Elegendo a cantata popular Santa María de Iquique (1970) – composta por Luis Advis e interpretada pelo conjunto Quilapayún – como representativa da articulação entre elementos historicamente concebidos como pertencentes a âmbitos separados (erudito, popular e folclórico; arte e política), buscaremos demonstrar que as opções estéticas e temáticas que caracterizam a obra dialogam intimamente com seu contexto político de produção, marcado pela perspectiva do advento de um governo de esquerda e pela intenção de utilizar o meio artístico como lugar de combate.

https://doi.org/10.20396/muspop.v4i1.13015
PDF

Referências

AGGIO, Alberto. Democracia e socialismo: A experiência chilena. São Paulo: Annablume, 2002.

ASSIS, Machado. Um homem célebre. Contos. Porto Alegre: L&PM, 2006, p. 59-73.

CARRASCO, Eduardo. La revolución y las estrellas. Santiago: RIL, 2003.

CISTERNAS, Gonzalo A.; GONZÁLEZ, Mauricio O.; QUINTANA, Ney A. Santa María en la literatura: desde los versos populares hasta Rivera Letelier. Revista Chilena de Literatura, Santiago, n. 75, p. 271-293, nov. 2009. Disponível em: http://www.revistas.uchile.cl/index.php/RCL/article/viewPDFInterstitial/1183/ 1045. Acesso em: 2 out. 2015.

FIGUEIREDO, Adriana G. F. “Vocação x Ambição - Análise do conto ‘Um homem célebre’ de Machado de Assis”. Anais do X Congresso Internacional Abralic, Lugares dos discursos. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.idelberavelar.com/abralic/txt_7.pdf. Acesso em: 2 out. 2015.

GALELGOS MARINO, Álvaro. Apuntes estéticos sobre la música de Luis Advis. Revista Musical Chilena, Santiago, v. 60, n. 206, dez 2006. Disponível em: www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716- 27902006000200006&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 2 out. 2015.

GARCÍA, Marisol. Entrevista a Luis Advis, compositor. Emol, jan. 2004, s.n.p. Disponível em: http://solgarcia.wordpress.com/2008/05/14/entrevista-a-luisadvis-compositor. Acesso em: 2 out. 2015.

______. Luis Advis. Disponível em: http://www.musicapopular.cl/3.0/index2.php?op=Artista&id=665, s/d, s.n.p. Acesso em: 2 out. 2015.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Tradición, identidad y vanguardia en la música chilena de la década de 1960. Aisthesis: Revista chilena de investigaciones estéticas, Santiago, n. 38, pp. 192-202, 2005. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2358210. Acesso em: 2 out. 2015.

GONZÁLEZ, Juan Pablo; OHLSEN, Oscar; ROLLE, Claudio. Historia Social de la Música Popular en Chile, 1950-1970. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2009.

KARMY, Eileen. “Ecos de um tiempo distante”: La Cantata Popular Santa María de Iquique (Luis Advis – Quilapayún) y sus resignificaciones sociales a 40 años de su estreno. Dissertação (Mestrado em Artes, menção em Musicologia) – Facultad de Artes, Universidad de Chile, Santiago, 2011.

LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o Conceito de História”. São Paulo: Boitempo, 2005.

MACHADO, Cacá. O Enigma do Homem Célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2007.

MARTÍ; Josep. Mas allá del arte. La música como generadora de realidades sociales. Barcelona: Deriva, 2000.

MORAES, José Geraldo V.; SALIBA, Elias Thomé. O historiador, o luthier e a música, ______ (Orgs.). História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010, p. 9-32.

OSORIO FERNÁNDEZ, Javier. Canto para una semilla. Luis Advis, Violeta Parra y la modernización de la música popular chilena. Revista Musical Chilena, Santiago, v. 60, n. 205, p. 34-43, jun 2006. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0716- 27902006000100003&script=sci_arttext. Acesso em: 2 out. 2015.

PEÑA QUERALT, Pilar. La revolución ilustrada de la música chilena 1960-1973: una aproximación al problema del arte. Dissertação (Mestrado em Artes, menção em Musicologia) – Facultad de Artes, Universidad de Chile, Santiago, 2010.

QUILAPAYÚN; DUVAUCHELLE, Hector. Santa María de Iquique. Jota Jota, 1970, LP.

______. Basta. Jota Jota, 1969, LP.

ROLLE, Claudio. La ‘Nueva Canción Chilena’, el proyecto cultural popular y la campaña de gobierno de Salvador Allende. Anais do III Congresso da IASPM-AL, Bogotá, 2000, p. 1-13. Disponível em: http://www.iaspmal.net/wpcontent/uploads/2011/10/Rolle.pdf. Acesso em 11 dez. 2012.

SCHMIEDECKE, Natália Ayo. Não há revolução sem canções: utopia revolucionária na Nova Canção Chilena, 1966-1973. São Paulo: Alameda, 2015.

VILLAÇA, Mariana. Polifonia tropical: Experimentalismo e engajamento na música popular (Brasil e Cuba, 1967-1972). São Paulo: Humanitas FFLCH-USP, 2004.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.