Banner Portal
Percursos da música na cibercultura
PDF

Palavras-chave

Música
Cibercultura
Canção
Lenine

Como Citar

PENNA, Maura. Percursos da música na cibercultura: o caso de “A Mancha” de Lenine. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 121–141, 2014. DOI: 10.20396/muspop.v3i1.12962. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12962. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio discute algumas possibilidades de produção, divulgação e (re)apropriação da música no quadro da cibercultura, tomando como um exemplo ilustrativo o caso da canção “A Mancha”, de Lenine (em parceria com Lula Queiroga) e de um vídeo produzido para ela e divulgado no YouTube. Discutimos como a música está presente na contemporaneidade e na cibercultura, inclu­sive levando a novas práticas de escuta e de criação. Analisamos o processo de reapropriação de “A Mancha” que leva até o vídeo disponibilizado no YouTube e que se configura como uma produção da cibercultura, com seu caráter aberto e interativo. No vídeo, uma camada de significação visual sobre­põe-se à música e a ela se articula, ampliando o caráter de denúncia da canção. Quanto à interligação da cibercultura a outros espaços da vida cotidiana, discutimos o caráter político das questões ecológicas no mundo atual e apresentamos um exemplo do uso da canção de Lenine e de seu vídeo com finalidade educativa. Concluímos apontando que, no âmbito da cibercultura, através de diversos percursos, a música pode participar de ações políticas de conscientização e questionamento.

https://doi.org/10.20396/muspop.v3i1.12962
PDF

Referências

BACAL, Tatiana; NAVES, Santuza Cambraia. Inventando tecnologias e produzindo sons: relações estabelecidas entre produtores sonoros e tecnologias de criação. In: SÁ, Simone Pereira de (Org.). Rumos da cultura da música: negócios, estéticas, linguagens e audibilidades. Porto Alegre: Sulina, 2010.

BAHANOVICH, David; COLLOPY, Dennis. Music Experience and Behaviour. University of Herforshire, 2009.

BOAL PALHEIROS, Graça. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz Senoi. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR, 2006, p. 303-349.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997a. v.6: Arte.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997b. v. 9: Meio Ambiente e Saúde.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5a a 8a séries): arte. Brasília, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (5a a 8a séries): temas transversais. Brasília, 1998b.

CAROSO, Luciano. Etnomusicologia no ciberespaço: processos criativos e de disseminação em videoclipes amadores. 2010. 214 p. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Música. Salvador: UFBA, 2010. Disponível em: http://luciano.caroso.com.br/caroso_tese.pdf . Acesso em: 10 ago. 2014.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura. A produção de novas identidades e modalidades de ação cultural na contemporaneidade: intersecções entre juventude e ambientalismo. In: MEDEIROS, João Luiz (Org.). Identidades em movimento: nação, cyberespaço, ambientalismo e religião no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 149-164.

COSTA, Jean Henrique; FARIAS, Tássio Ricelly Pinto de. Indústria cultural, cibercultura e música independente em Brasília: um estudo com as bandas ‘Amanita’ e ‘Feijão de Bandido’. Acta Scientiarum: Human and Social Sciences Maringá, v. 36, n. 1, p. 9-17, Jan.- June, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/21971/p df_15. Acesso em: 13 ago. 2014.

DELALANDE, François. De uma tecnologia a outra: cinco aspectos de uma mutação da música e suas consequências estéticas, sociais e pedagógicas. In: VALENTE, Heloísa de A. Duarte (Org.). Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera, 2007. p. 51-60.

A. Duarte (Org.). Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera, 2007. p. 51-60.

DINIZ, Júlio. Música popular: leituras e desleituras. In: OLINTO, Heidrum Krieger;

SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Orgs.). Literatura e mídia. São Paulo: Loyola, 2002. p. 173-186.

JUNGBLUT, Airton Luiz. O ciberespaço, suas lógicas e alguns exercícios identitários entre os brasileiros na internet. In: MEDEIROS, João Luiz (Org.). Identidades em movimento: nação, cyberespaço, ambientalismo e religião no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 122-148.

LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. 2005. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/48332999/Andre-Lemos-Cibercultura-Remix. Acesso em: 20 ago. 2014.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LENINE. Bio. [2013]. Disponível em: http://www.lenine.com.br/bio/ Acesso em: 15 out. 2013.

LENINE; QUEIROGA, Lula. A Mancha. In: LENINE. Labiata. Rio de Janeiro: Casa 9, 2008. CD. faixa 4. (contém encarte com as letras das canções)

LENINE; QUEIROGA, Lula; lethiciaohara. A Mancha - Lenine Labiata. 2008. vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fUeWw-K1xXs Acesso em: 7 dez. 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. 1. reimpr. São Paulo: Editora 34, 2011.

MAGOS, Sergio Rivera. Consumos y usos sociales juveniles de música en la era digital: los jóvenes consumidores de música de la Zona Metropolitana de Querétaro. 2014. 351 p. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidad Rey Juan Carlos, Faculdad de Ciencias de la Comunicación. Madrid: Universidad Rey Juan Carlos, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10115/12485. Acesso em: 27 ago. 2014

MATTELLART, Armand. Diversidade cultural e mundialização. São Paulo: Parábola, 2005.

MEIER, Bruno. O baú da imagem. Veja. São Paulo, ed. 2310, ano 46, n. 9, p. 116-117, 27 fev. 2013.

NICOLAU NETTO, Michel. Música na internet: descentralização e controle. Música Popular em Revista, Campinas, ano 1, v. 1, p.115-134, jul.-dez. 2012. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/muspop/article/view/33/53 Acesso em: 2 fev. 2013.

OLINTO, Heidrum Krieger. Processos midiáticos e comunicação literária. In: OLINTO, Heidrum Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Orgs.). Literatura e mídia. São Paulo: Loyola, 2002. p. 54-75.

PENNA, Maura (Coord.) É este o ensino de arte que queremos? uma análise das propostas dos parâmetros curriculares nacionais. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2001. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/pesquisarte/Masters/e_este_o_ensino.pdf . Acesso: 2 fev. 2013.

PENNA, Maura. Música(s), globalização e identidade regional: o projeto “Pernambuco em concerto”. In: _____. Música(s) e seu ensino. 2. ed. rev. ampl. 1. reimpr. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 101-118.

PENNA, Maura. Música, ecologia e cibercultura: o caso de “A mancha” de Lenine. ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 6., 2013, João Pessoa. Anais..... João Pessoa: UFPB, 2013. p. 399-403. Disponível em: http://abetmusica.org.br/dld.php?dld_id=168. Acesso em: 19 set. 2014.

RODRIGUES, Marisa Nóbrega. Análise semiótica da música Jacksoulbrasileiro. Graphos. João Pessoa, v. 10/11, n. 2/1, p. 179-186, 2008/2009.

RODRIGUES, Sílvio Sérgio Oliveira. Manguebeat, interdiscurso e intersemiose: uma resposta do contemporâneo ao pós-moderno. 2009. 132 p. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande: MLI/UEPB, 2009.

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SILVA, Helena Lopes da. Música, juventude e mídia: o que os jovens pensam e fazem com as músicas que consomem. In: SOUZA, Jusamara (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.p. 39-57.

TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia/SP: Ateliê, 2004.

VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. Canção artística, canção popular, canção das mídias: movência e nomandismo. In: VALENTE, Heloísa de A. Duarte (Org.). Música e mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera, 2007. p.79-97.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.