Acordes e desacordos

ideário schoenberguiano, harmonias wagnerianas e valoração em música popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i2.12882

Palavras-chave:

Tonalidade expandida, Tonalidade associativa, Teoria e crítica da música popular

Resumo

Diálogos com o referencial schoenberguiano são relevantes para a análise e crítica da música popular atual? Soluções wagnerianas ainda ressoam nas sucessões harmônicas que podemos ouvir em obras deste repertório? Tais questões estão articuladas a juízos de valor que formal ou informalmente sancionamos em música popular? Neste texto são apresentadas ponderações que, em princípio, dão respostas afirmativas para estas três perguntas. Observando acordos e desacordos nas teses destes dois vultosos personagens do germanocentrismo  musical, primeiramente são considerados alguns argumentos schoenberguianos a respeito do artisticamente progressivo e daquilo que pode ser apontado como procedimento musical regressivo. Em seguida, são comentadas algumas escolhas composicionais defendidas por Wagner, tais como o verso aliterativo e a harmonização dramaticamente motivada. Por fim, exercitando pontos de contato entre a cultura da tonalidade expandida do século XIX e planos tonais que gozam de considerável prestígio em determinado repertório popular de meados do século XX, sugere-se que repensar tais questões é algo que pode contribuir para a reapreciação de valores que, tacitamente, aprendemos a defender.

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Biografia do Autor

Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

FREITAS, S. P. R. de. Acordes e desacordos: ideário schoenberguiano, harmonias wagnerianas e valoração em música popular. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 7–41, 2013. DOI: 10.20396/muspop.v1i2.12882. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12882. Acesso em: 8 fev. 2023.

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