Banner Portal
Celly, Meire e Regiane
PDF

Palavras-chave

Rock paulista
Relações de gênero
Trajetórias artísticas

Como Citar

MORELLI, Rita de Cássia Lahoz. Celly, Meire e Regiane: experiências midiáticas de três meninas do rock paulista. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 58–74, 2012. DOI: 10.20396/muspop.v1i1.12876. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12876. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo, que resulta de pesquisa financiada pela Fapesp, analisa as trajetórias das cantoras Celly Campelo, Meire Pavão e Regiane no disco e na televisão de São Paulo, entre as décadas de 1950 e 1960, com ênfase em sua experiência como mulheres e como artistas no contexto de um movimento musical marcadamente masculino, como foi o rock paulista pré-Jovem-Guarda. Em suas decisões profissionais e artísticas, as três sofreram influência semelhante de figuras masculinas que de alguma forma também as protegiam dos riscos ainda associados naquela época ao trabalho no rádio e na televisão por parte de mulheres. Celly foi influenciada por seu irmão, o cantor e compositor Tony Campello. Meire Pavão sofreu influência de seu pai, Theotônio Pavão, compositor e professor de violão, e de seu irmão, cantor e compositor Albert Pavão, autores de quase todas as músicas que veio a gravar. Regiane, aluna do mesmo Professor Pavão, saiu de sua órbita de influência após contrato com o selo Young, dirigido pelo produtor Miguel Vaccaro Neto, apenas para cair sob a órbita de influência deste. As três abandonaram suas carreiras mais ou menos prematuramente, e aventa-se aqui a hipótese de que o tenham feito em razão da forte dissonância existente entre a formação musical e moral que receberam como meninas na década de 1950 e o modelo de “juventude transviada” que estava associado ao ritmo musical a que se dedicavam.

https://doi.org/10.20396/muspop.v1i1.12876
PDF

Referências

CITRON, Marcia J. Gender and the Musical Canon. Cambridge: University of Cambridge Press, 1993. JACQUES, Tatyana de Alencar. Comunidade Rock e bandas independentes de Florianópolis: uma etnografia sobre socialidade e concepções musicais. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – PPGAS, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

KRAMER, Lawrence. Music as Cultural Practice, 1800-1900. California: University of California Press, 1990. MCCLARY, Susan. Femine Endings. Minnesota: University of Minnesota Press, 1991.

MELLO, Maria Ignês Cruz; GOMES, Rodrigo Cantos Savelli. Relações de gênero e a música popular brasileira: um estudo sobre as bandas femininas. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 17, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo, 2007.

MELLO, Maria Ignês Cruz. Música, mito e ritual entre os Wauja do Alto Xingu. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

___________. Relações de gênero e musicologia: reflexões para uma análise do contexto brasileiro. Revista Eletrônica de Musicologia, Volume XI, 2007.

PAVÃO, Albert. Rock Brasileiro. 1955-1965. São Paulo: Edicon, 1989.

WALSER, Robert. Running with the devil: Power, gender and madness in heavy metal music. Middletown: Wesleyan University Press, 1993.

A publicação Música Popular em Revista em sua obra adota e está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.