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Clube de Ciências como proposta para emancipação social
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Palavras-chave

Clube de Ciências
Educação
Emancipação Social
Ecologia dos Saberes

Como Citar

CÂNDIDA MACHADO, Maria Amélia; FALEIRO, Wender. Clube de Ciências como proposta para emancipação social. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9949. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A modernidade proporciona que revisemos a realidade social por meio de posturas que proporcionem um desenvolvimento de aprendizagens valorizando principalmente o que é comprovado cientificamente. Por isso é fundamental a compreensão do papel da educação com uma perspectiva amplificada para formação do sujeito crítico. Partindo da perspectiva da produção de existências, esse trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre o Clube de Ciências como uma ferramenta que possibilite um despertar para emancipação social por meio das ecologias. Como a ciência se estrutura na sua universalidade em um saber único, logo o que é local se despreza e se marginaliza, sendo descartado por ser considerado sem utilidade e desprovido de veracidade. Entretanto, a ciência hegemônica esconde que os conhecimentos populares possuem sua universalidade local. Sendo assim, apostar em uma educação pautada na emancipação requer reconhecer e valorizar os conhecimentos locais, desenvolvendo a criticidade do que se encontra próximo do indivíduo.

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