Banner Portal
Aplicaciones para el aprendizaje móvil en la enseñanza de la química
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Aprendizagem Móvel; Aplicativos de Química; Ensino de Química

Cómo citar

LEITE, Bruno Silva. Aplicaciones para el aprendizaje móvil en la enseñanza de la química. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020013, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14710. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo apresentar um levantamento de aplicativos para dispositivos móveis disponíveis na Google Play® e que podem ser utilizados no ensino de Química. Ademais, são apresentados cinco aplicativos produzidos em grupo de pesquisa que investiga e desenvolve recursos didáticos digitais para utilização no ensino de Química. Os dados apontam para uma diversidade de aplicativos disponíveis na plataforma e algumas possibilidades de uso dos aplicativos são admissíveis. Além disso, os resultados possibilitam provocar a reflexão dos professores de Química sobre a necessidade de desenvolverem práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de Química com o uso dos aplicativos para dispositivos móveis, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos estudantes do século XXI.

PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, S. S.; MARCELINO, V. S.; MACHADO, C. M. B. H. Ensino de Química e Aplicativos Educacionais: elaboração de material didático. Revista EducaOnline, v. 14, n. 3, p. 98-114, 2020.

ARAÚJO, A. V. N. S.; BIZERRA, A. M. C.; COUTINHO, D. A. M. Smartphones e o ensino de Química Orgânica: o uso de jogos pode influenciar no aprendizado? Revista Principia, n. 44, p. 192-204, 2019.

CGI.Br. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros – TIC Domicílios 2017. Disponível em:

https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2017_coletiva_de_imprensa.pdf. Acesso em: 30 set. 2020.

CGI.Br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.

COLL, C.; MARTÍ, E. La educación escolar ante las nuevas tecnologías de la información y la comunicación. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Eds.). Desarrollo psicológico y educación, Vol 2. Madrid: Alianza, p. 623–651. 2004.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DOCHEV, D.; HRISTOV, I. Mobile Learning Applications Ubiquitous Characteristics and Technological Solutions. Cybernetics and Information Technologies, v. 6, n. 3, p. 63–74, 2006.

FERREIRA, T. V. Mobile learning e o ensino de química: uma interpretação controversa? Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1555-1560, 2017.

GRANÉ, M.; WILLEM, C. Web 2.0: Nuevas formas de aprender e participar. Barcelona: Laertes, 2009.

GRESCZYSCZYN, M. C. C.; CAMARGO FILHO, P. S.; MONTEIRO, E. L. Aplicativos educacionais para smartphone e sua integração com o ensino de química. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 5, p. 398-403, 2016.

LEÃO, M. B. C. Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atualização prática. Recife: EdUFRPE, 2011.

LEITE, B. S. Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 580-609, 2018.

LEITE, B. S. Elaboração do jogo Memoráveis Nobéis da Química para o ensino de Química utilizando o MIT App Inventor. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 18, n. 1, p. 1-10, 2020.

LEITE, B. S. M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 22, p.55-68, 2014.

LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: passado, presente e futuro. Scientia Naturalis, v. 1, n. 3, p. 326-340, 2019.

LEITE, B. S. Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente. 1. ed. Curitiba: Appris, 365p. 2015.

LIMA, R. A.; SÁ, R. A.; VASCONCELOS, F. C. G. C. Propostas de uso de Aplicativo: QUIMITICs como recurso para Aprendizagem móvel no Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, v. 25, 2018.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

MOURA, A. Mobile Learning: tendências tecnológicas emergentes. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (org.). Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto, p. 127-147. 2012.

NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E. Mobile Learning em Química: uma análise acerca dos aplicativos disponíveis para tablets. Encontro de debates sobre o Ensino de Química, v. 1, n. 33, p. 1–8, 2013.

NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E.; RAMOS, A. F. QR codes na educação em química. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, 2015.

SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SANTOS, C. E. M.; LEITE, B. S. Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 17, n. 1, p. 193-202, 2019.

TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: The moving finger writes and having writ... The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 8, n. 2, p. 1-12, 2007.

TRAXLER, J. Introduction. In: Traxler, John; Wishat, Jocelyn (Eds.). Making mobile learning work: case studies of practice. Bristol, UK: Escalate Education Subject Centre: advanced learning and teaching in education, p. 4-12. 2011.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. Paris: UNESCO, p. 43. 2013.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Ciências em Foco

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.