O PIBID e a identidade docente

a visão dos/as licenciandos/as sobre as contribuições do programa na Universidade de Brasília

Autores

  • Lidia Moreira Lima Universidade de Brasília (UnB)
  • Delano Moody Simões Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Juliana Eugenia Caixeta Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação de professores, Identidade docente

Resumo

Esta pesquisa procurou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UnB para a formação docente nas áreas de Ciências, na perspectiva dos/as licenciandos/as, a fim de conhecer os possíveis impactos do programa em aspectos relativos à construção de saberes e valores próprios da profissão de professor. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Como técnicas de construção de dados, elencamos a entrevista narrativa, narrativa mediada e cartas. O programa proporciona aos/às participantes a realização profissional e o reconhecimento como professor/a por parte dos/as colegas estudantes, dos/as próprios estudantes com quem trabalham na escola e dos próprios professores/as do curso e da escola, pois, a partir da experiência, os/as bolsistas tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade escolar, conhecer e enfrentar os desafios da profissão docente o que os/as levaram a ter a certeza sobre a construção da sua identidade profissional: ser professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, L.C.S. dos.; COSTA, I.G. A contribuição do PIBID à formação docente. In: II SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DO PIBID - UNIFAL-MG, 2012. Anais [...] Disponível em: https://dadospdf.com/download/a-contribuiao-do-pibid-a-formaao-docente-_5a44f3cab7d7bc891f9404a7_pdf. Acesso em: 12 jun.2018.

AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do pibid para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/405. Acesso em: 11 jun.2018.

ARAUJO, M. M. et al. A prática da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão na universidade. Revista Brasileira de Agrociência, v. 4, n. 3, p. 177-182, 1998.

ARRAIS, G. A. et al. A construção da identidade docente no pibid artes visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 24, Ponta Grossa, 2014. Anais [...] Disponível em: http://www.isapg.com.br/2014/confaeb/down.php?id=353&q=1. Acesso em: 29 jul.2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.

BRANDT, et al. Políticas públicas de formação de professores: A construção de saberes docentes na formação inicial no contento PIBID/UEPG. In: Formação de Professores no Paraná: o PIBID em foco. (Orgs. Dulcyene M. R. et al.) – Porto Alegre: Evangraf/UNIOESTE, 2014. (Coleção PIBID). Disponível em: http://cacphp.unioeste.br/programa/pibid/Livros_PIBID/FormacaodeprofessoresnoParana_oPIBIDemfoco_%20DulcyeneMariaRibeiroetal.pdf. Acesso em: 4 mai. 2018.

BRASIL. Portaria normativa no 260, de 30 de dezembro de 2010. Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: http://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf. Acesso em: 3 mai. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília, 2017. Disponível em: portal.inep.gov.br/web/guest/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 8 dez. 2018

CAIXETA, J. E. Guardiãs da memória: tecendo significações de si, de seus objetos e suas fotografias. Tese [Doutorado]. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

CAIXETA, J. E.; BORGES, F. T. Entrevista narrativa mediada no estudo do desenvolvimento humano. In: VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA EM

EDUCAÇÃO, 2017. Atas [...] Disponível em:http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1378/1335. Acesso em: 27 jul. 2017.

CANAN, S. R. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 4, n. 6, p. 36-37, 2012.

CARVALHO, A. P.; RAZUCK, R. C. S. R. de. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente. Revista Iberoamericana de Educación, 68(1), p. 9-28, 2017. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/170. Acesso em: 13 jun. 2018.

COSTA, F. F. Formação inicial de professores: novas políticas para velhas práticas. In: IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Caxias do Sul. Anais [...], 2012, 1-17.

DUARTE, A. M. PINTO, C. L.L. BARREIRO, C.B. O Trabalho Colaborativo no contexto escolar: contribuições do individual ao coletivo mediadas pelo PIBIB. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1 p. 22-34, janeiro-junho, 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito. Acesso em: 9 dez. 2018.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

EDUARDO, E. J. O papel do PIBID na ótica dos licenciandos-bolsistas: um estudo de caso. 2012. Monografia (Licenciatura em Química) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/4084. Acesso em: 13 jun. 2018.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo, Cortez Editora, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. N. C. de. Organização Escolar e Socialização Profissional de Professores iniciantes. Caderno de Pesquisa, n. 115, p. 156, 2002.

GATTI, B. A. Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cad. Pesqui. v. 42, n. 145, p. 88-111, 2012.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 ago. 2018

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO. 2009.

JOVCHELOVICH.S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, p. 90-113, 2002.

MANTOVANINI, M. C. Professores e Alunos Problemas: Um Círculo Vicioso. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

MATTANA, S. D. et al. Contribuições do PIBID na formação inicial: intersecções com os pontos de vista de licenciandos de Biologia. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET e-ISSN 2236 1170 - V. 18 n. 3 Set - Dez 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/index.php/reget/article/view/13837, Acesso em: 7 dez. 2018.

MELO, M.T.L. de. O chão da Escola: Construção e arrumação da identidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n 5, p. 391-397, março/dezembro 2009.

MORAES, A.A.A. Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n.18, p.169-84, 2006.

MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 184-189, 2014. ISSN 1980-220X. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103125. Acesso em: 28 jul. 2017.

NOFFS, N. de A. RODRIGUES, R. C. C. A formação docente: Pibid e o Estágio Curricular Supervisionado. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 357 – 374, jan./mar.2016.

NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. Universidade de Lisboa. p. 13, 1992.

NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. 2009. p. 7-111.

OLIVEIRA, A.; BARBOSA, V. S. L. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID. Revista Eletrônica Inter-Legere, v. 13, p. 140-162, 2013.

PEREIRA, S. M. Mulheres imigrantes italianas e suas caixinhas de lembranças: memória e fotografia delimitando a fronteira ética e construindo identidade, 1889-1948. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2003.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, p. 20, 2008.

RANGEL, F. O. et al. Evasão e vulnerabilidade acadêmica numa licenciatura em ciências. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais [...] Águas de Lindóia, São Paulo, 2015.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, J. S. et al. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e as suas contribuições para a formação inicial de professores de física In:VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências/ I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, Campinas, 2011. Anais [...], ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm. Acesso em: 28 jul. 2018.

SILVA, D. M. S.; FALCOMER, V. A. S.; PORTO, F. de S. As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da licenciatura em Ciências Naturais na Universidade de Brasília. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 20, p. 1-22, 2018.

TANCREDINI, R. M. S. P. Políticas públicas de formação de professores: o PIBID em foco. Exitus, v. 3, n. 1, p. 13-31, 2013.

TARDIF, M.; GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: UFCE, 1996.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VIGO, L.J. F. de; DAMACENO, E. L.J.; TABORDA, C.R. B. Nuances da integração entre escola e universidade por intermédio do PIBID. Revista de educação do vale do Arinos – relva políticas públicas e suas diversidades, v. 2, n. 2, p. 237-249, 2015.

ZEULLI, E. et al. O PIBID e a formação inicial dos professores da UFTM: Diferentes experiências entre seus atores. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – UNICAMP, 16. Anais [...] Campinas. 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

LIMA, L. M.; SILVA, D. M. S.; CAIXETA, J. E. O PIBID e a identidade docente: a visão dos/as licenciandos/as sobre as contribuições do programa na Universidade de Brasília. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9776. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)