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O PIBID e a identidade docente
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Palavras-chave

Formação inicial
Formação de professores
Identidade docente

Como Citar

LIMA, Lidia Moreira; SILVA, Delano Moody Simões; CAIXETA, Juliana Eugenia. O PIBID e a identidade docente: a visão dos/as licenciandos/as sobre as contribuições do programa na Universidade de Brasília. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9776. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa procurou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UnB para a formação docente nas áreas de Ciências, na perspectiva dos/as licenciandos/as, a fim de conhecer os possíveis impactos do programa em aspectos relativos à construção de saberes e valores próprios da profissão de professor. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa. Como técnicas de construção de dados, elencamos a entrevista narrativa, narrativa mediada e cartas. O programa proporciona aos/às participantes a realização profissional e o reconhecimento como professor/a por parte dos/as colegas estudantes, dos/as próprios estudantes com quem trabalham na escola e dos próprios professores/as do curso e da escola, pois, a partir da experiência, os/as bolsistas tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade escolar, conhecer e enfrentar os desafios da profissão docente o que os/as levaram a ter a certeza sobre a construção da sua identidade profissional: ser professor.

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