Uma análise das avaliações dos alunos da disciplina de metodologia do ensino de biologia

Autores

  • Camila Oliveira Lourenço Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Formação docente, Metodologias de ensino, Saberes pedagógicos.

Resumo

O presente trabalho propõe realizar uma análise das avaliações dos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, a fim de compreender a importância dos temas conteúdo, saberes do aluno, recursos pedagógicos e avaliação para a profissão dos futuros professores. A avaliação dos alunos foi analisada por meio da análise de conteúdo e a categorização das falas. As categorias apontadas correspondem aos temas analisados neste trabalho. A partir destas pode-se concluir que os conteúdos são fundamentais na construção do conhecimento científico do aluno, bem como os saberes prévios dos discentes. Além disso, os recursos pedagógicos se caracterizam como importantes na construção deste conhecimento, pois são interativos e atrativos e a avaliação é uma ferramenta interessante na percepção destes saberes construídos na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas -Universidade Federal de Lavras

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Departamento de Biologia - Universidade Federal de Lavras

Referências

AMORIM, A. S. dos. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas a Distância. Beberibe: CCS, 50 f. 2013.

ARAUJO, D. L. B.; FERRO, M. B.; SANTANA, J. G. S. A Avaliação utilizada como um instrumento de poder. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 6 2012, Aracaju. Anais VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

AZEVEDO, R. O. M; GHEDIN, E.; SILVA-FORSBERG, M. C.; GONZAGA, A. M. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 997-1026, 2012.

BRASIL. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental: Ciências, Anos Finais: Ciclos intermediários e da consolidação / Secretaria de Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE, 2014. 79 p.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Conselho pleno. Parecer CNE/ CP 115/99 de 10 de agosto de 1999. Sob as Diretrizes Gerais para os Institutos Superiores de Educação.

DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F.et al.A reestruturação das licenciaturas: alguns princípios, propostas e (pré) condições institucionais. Revista diálogo educacional (PUCPR), v. 23, p. 15- 38, 2008.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação (UFSM), v. 36, p. 203-218, 2011.

MINAS GERAIS. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016. 95 p.

OLIVEIRA, D. C. Análise de Conteúdo Temático-Categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem (UERJ), v. 16, p. 569-576, 2008.

PAULA, A. A.; REIS NETO, J. A.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A participação do museu de história natural da universidade federal de lavras na formação inicial de professores de ciências e biologia. In: 24º Congresso de Pós-Graduação da UFLA, 2015, Lavras. Anais do 24º Congresso de Pós-Graduação da UFLA, 2015.

PIMENTA, S. G.O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática? Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 94, p. 58-73, 1995.

SAVIANI, D. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, 11, 127-140, jul. dez. 1997.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 143-155, 2009.

TAUCEDA, K. C.; PINO, J. C. Os conhecimentos prévios e as implicações na aprendizagem significativa de David Ausubel na construção do modelo mental da membrana celular no ensino médio. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, p. 77-85, 2013.

VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. Construtivismo, Conhecimento Científico e Habilidade didática. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo (S.P.), v. 23, n.1/2, p. 196-214, 1997.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

LOURENÇO, C. O.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Uma análise das avaliações dos alunos da disciplina de metodologia do ensino de biologia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9719. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)