Banner Portal
Ciências na educação infantil
PDF

Palavras-chave

Educação infantil
Projeto
Água

Como Citar

FERNANDES, K. L. S.; BUENO, R. O. Ciências na educação infantil: o projeto água e as diferentes linguagens na construção de conhecimento. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9698. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida na Educação Infantil abordando a temática “água”. O trabalho desenvolvido por meio da metodologia de projetos buscou, a partir de diferentes linguagens, propiciar a construção de conhecimentos relativos à matemática e ao processo de alfabetização científica, tendo como meta o acompanhamento de uma possível evolução conceitual, a partir da metodologia empregada. Os resultados da pesquisa indicaram que as crianças demonstraram avanços e que a metodologia empregada favoreceu a criação de contextos problematizadores. O trabalho propiciou a formação integral dos educandos, demonstrando que a metodologia de projetos coaduna com práticas pedagógicas contextualizadas, com vistas à formação global dos sujeitos. Acredita-se que esta pesquisa possa colaborar com aqueles que buscam caminhos para práticas educativas mais dinâmicas e de construção de conhecimentos na Educação Infantil.

PDF

Referências

AMARAL, I. A. Ciências na escola de 1º grau: textos de apoio à proposta curricular: Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: SE/Cenp, 1996. 98 p.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. 128 p.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental/ Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A. M. P. (org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-19.

CERISARA, A. B. A educação infantil e as implicações pedagógicas do modelo históricocultural. Caderno Cedes, ano XX, n. 35, p. 78-95. jul/2002.

KRASILCHIK, M. A criança, a educação infantil e o ensino de ciências. In: SOUZA, C. R. A Ciência na Educação Infantil – uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. São Carlos: UFSCar, 2008. 152 p.

POZO, J. I. Educação científica na primeira infância. Revista Pátio - Educação Infantil, v. 10, n. 33, p. 4-7, out/dez, 2012.

SASSERON, L. H. e CARVALHO, A. M. P. de. Almejando alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n.3, p. 333-352, 2008.

SOUZA, C. R. de. A Ciência na Educação Infantil – uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. São Carlos: UFSCar, 2008. 152 p.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jeferson Luiz Camargo, revisão técnica José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.