Ciências na educação infantil

o projeto água e as diferentes linguagens na construção de conhecimento

  • Karina Luiza Silva Fernandes CEI Domingos Walter Schimidt
  • Raquel Olmos Bueno CEI Prof Carlos Zink
Palavras-chave: Educação infantil, Projeto, Água

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida na Educação Infantil abordando a temática “água”. O trabalho desenvolvido por meio da metodologia de projetos buscou, a partir de diferentes linguagens, propiciar a construção de conhecimentos relativos à matemática e ao processo de alfabetização científica, tendo como meta o acompanhamento de uma possível evolução conceitual, a partir da metodologia empregada. Os resultados da pesquisa indicaram que as crianças demonstraram avanços e que a metodologia empregada favoreceu a criação de contextos problematizadores. O trabalho propiciou a formação integral dos educandos, demonstrando que a metodologia de projetos coaduna com práticas pedagógicas contextualizadas, com vistas à formação global dos sujeitos. Acredita-se que esta pesquisa possa colaborar com aqueles que buscam caminhos para práticas educativas mais dinâmicas e de construção de conhecimentos na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Luiza Silva Fernandes, CEI Domingos Walter Schimidt
CEI Domingos Walter Schimidt
Raquel Olmos Bueno, CEI Prof Carlos Zink
CEI Prof Carlos Zink

Referências

AMARAL, I. A. Ciências na escola de 1º grau: textos de apoio à proposta curricular: Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências. 2. ed. São Paulo: SE/Cenp, 1996. 98 p.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. 128 p.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental/ Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, A. M. P. (org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-19.

CERISARA, A. B. A educação infantil e as implicações pedagógicas do modelo históricocultural. Caderno Cedes, ano XX, n. 35, p. 78-95. jul/2002.

KRASILCHIK, M. A criança, a educação infantil e o ensino de ciências. In: SOUZA, C. R. A Ciência na Educação Infantil – uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. São Carlos: UFSCar, 2008. 152 p.

POZO, J. I. Educação científica na primeira infância. Revista Pátio - Educação Infantil, v. 10, n. 33, p. 4-7, out/dez, 2012.

SASSERON, L. H. e CARVALHO, A. M. P. de. Almejando alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n.3, p. 333-352, 2008.

SOUZA, C. R. de. A Ciência na Educação Infantil – uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. São Carlos: UFSCar, 2008. 152 p.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jeferson Luiz Camargo, revisão técnica José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993. 135 p.

Publicado
2020-01-24
Como Citar
Fernandes, K. L. S., & Bueno, R. O. (2020). Ciências na educação infantil: o projeto água e as diferentes linguagens na construção de conhecimento. Ciências Em Foco, 9(2), 9. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9698
Seção
Artigos