Tradições curriculares em “boxes” nos livros didáticos de biologia

Autores

  • Jacqueline Oliveira Veiga Iglesias Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Inês Petrucci-Rosa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Biologia, Ensino médio, Tradições curriculares

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar sócio-historicamente os conteúdos da Botânica presentes em boxes/anexos nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. As tradições curriculares propostas por Ivor Goodson (acadêmica, utilitária e pedagógica) marcam a análise destes conteúdos e suas inter-relações com outras temáticas da própria disciplina escolar Biologia.

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Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira Veiga Iglesias, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação da Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Campinas – SP – Brasil.

Maria Inês Petrucci-Rosa, Universidade Estadual de Campinas

Livre–docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

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Publicado

2020-01-24

Como Citar

IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. Tradições curriculares em “boxes” nos livros didáticos de biologia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9696. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos