Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar

  • Camila Gaieski Gonzatto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza http://orcid.org/0000-0001-8402-7099
Palavras-chave: Indisciplina, Alunos, Professores, Sala de aula

Resumo

A indisciplina é um tema recorrente nas discussões que envolvem os processos educativos, uma vez que muitos professores não conseguem desenvolver suas aulas plenamente em virtude de atos indisciplinares. Na perspectiva de compreender, estudar e propor soluções para a indisciplina, foram realizadas entrevistas com cinco professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ampére/PR, que registraram suas concepções de indisciplina e o tratamento dado a ela no espaço escolar. Com os alunos foram realizados questionários sobre o que sabem de indisciplina, se eles se consideram indisciplinados, etc. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Dessa análise emergiram três categorias, as quais indicam que a indisciplina está presente no contexto escolar e envolve diferentes fatores, como os sociais, os culturais e os intelectuais. Aposta-se que, por meio de um trabalho coletivo entre escola, família e comunidade, pode-se ter avanços em relação à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gaieski Gonzatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Integrante do grupo de pesquisa “Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN), consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq.

  

Referências

COSTA, G. B. da et al. Indisciplina no contexto escolar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2017.

ECCHELI, S. D. A motivação como prevenção da indisciplina. Educar, n. 32, Curitiba, Ed. UFPR, p. 199-213, 2008.

FERREIRA, A. M. A gênese da indisciplina na relação professor-aluno. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009. Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009.

GOLBA, M. A. de M. Os motivos da indisciplina na escola: a perspectiva dos alunos. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC, 2009.

GOMES, M. H. A indisciplina nas aulas de Educação Física. 2012. 59f. Trabalho monográfico (Licenciatura em Educação Física) – Universidade de Brasília, Programa Pró- Licenciatura do Polo Porto Velho/RO, 2012.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

NEVES, J, L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996.

PIRES, D. B. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. Educação & Sociedade, ano XX, n. 66, abr. 1999.

RODRIGUES, I. A de A. et al. Como a indisciplina em sala de aula interfere no trabalho docente. Revista Principia, João Pessoa, p. 21-29, dez. 2012.

SILVA, E. G. da. A indisciplina na visão do aluno. Faculdade Cenecista de Osório (RS), 2011. p. 64-80.

SILVA, E. R. da; ABUD, M. J. M. As representações docentes sobre as causas da Indisciplina na escola: de quem é a culpa? Revista do GEL, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 87-106, 2016.

SIMAS, A. Professores e os desafios dentro da sala de aula. Gazeta do Povo/Educação, 25 ago. 2009. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/professores-e-os-desafios-dentro-da-sala-de-aula-bsmeehc611tmnmdyxmr5jrjny>.

VASCONCELLOS, C. dos S. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009. 304 p. (Coleção Docência em Formação. Série Problemáticas Transversais).

Publicado
2019-11-21
Como Citar
Gonzatto, C. G., & Wirzbicki, S. M. (2019). Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar. Ciências Em Foco, 12(2), 10. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9384
Seção
Artigos