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Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar
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Palavras-chave

Indisciplina
Alunos
Professores
Sala de aula

Como Citar

GONZATTO, Camila Gaieski; WIRZBICKI, Sandra Maria. Compreensões e problematizações sobre a indisciplina em contexto escolar. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 10, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A indisciplina é um tema recorrente nas discussões que envolvem os processos educativos, uma vez que muitos professores não conseguem desenvolver suas aulas plenamente em virtude de atos indisciplinares. Na perspectiva de compreender, estudar e propor soluções para a indisciplina, foram realizadas entrevistas com cinco professores do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ampére/PR, que registraram suas concepções de indisciplina e o tratamento dado a ela no espaço escolar. Com os alunos foram realizados questionários sobre o que sabem de indisciplina, se eles se consideram indisciplinados, etc. Os resultados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Dessa análise emergiram três categorias, as quais indicam que a indisciplina está presente no contexto escolar e envolve diferentes fatores, como os sociais, os culturais e os intelectuais. Aposta-se que, por meio de um trabalho coletivo entre escola, família e comunidade, pode-se ter avanços em relação à temática.

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