Banner Portal
Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas em crianças de 3 a 6 anos
PDF

Palavras-chave

Funções executivas
educação infantil
brincar ao ar livre

Como Citar

DE PAULO, Caroline Magalhães; DE OLIVEIRA, Mônica Maria S. Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas em crianças de 3 a 6 anos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e023006, 2024. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18648. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas. Esta pesquisa tem o objetivo geral de desenvolver um produto educacional (webinário) para os profissionais de educação infantil do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Luiza Jobim de Queiroz sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos .O desenvolvimento das funções executivas, memória de trabalho, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, planejamento, criatividade podem ser potencializadas, pelo brincar com e na natureza, tendo a escola como pilar para que essa experiência ocorra. O webinário contribuirá para que os professores dessa unidade de ensino estejam mais equipados para promoverem práticas pedagógicas com brincadeiras livres nos ambientes naturais, capazes de desenvolver a autonomia e as habilidades cognitivas-emocionais das crianças através do brincar ao ar livre.

PDF

Referências

AMARAL, Ana Luiza Neiva; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN. Disponível em:< https://static. portaldaindustria. com. br/media/filer_public/24/33/24331119-5631-42c0-b141-9821064c820c/neurociencia_e_educacao_2022. pdf> Acesso em, v. 7, 2022.

BARBOSA, Jane Alves; DA SILVA, Stella Alves Rocha; DE SOUZA PINTO, Filipe. Formação continuada de professores: políticas, contextos e práticas Continuous teacher education: policies, contexts and practices. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 55059-55069, 2021.

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Artmed editora, 2017.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.

BRASIL. Ministério da Saúde declara fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional pela Covid-19. 22 abr. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-declara-fim-da-emergencia-em-saude-publica-de-importancia-nacional-pela-covid-19. Acesso em: 21 nov. 2023.

CAVALIERI, Lúcia; MELLO, Tatiana de Freitas Ordonhes de; TIRIBA, Lea Velocina. Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadoras e educadores a ‘qual’distância?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 66, p. 173-190, 2022.

Ciclo Vivo. Crianças passam menos tempo ao ar livre do que presidiários. 2016. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/criancas-passam-menos-tempo-ao-ar-livre-doque-presidiarios/> Acesso em: 06 de abr. de 2022.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Como o cérebro aprende: neurociência e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2011.Corrêa, C. R. G. L. (2017). A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, 21, 379-386.

CRESPI, Livia; NORO, Deisi; NÓBILE, Márcia Finimundi. As potencialidades do brincar para o desenvolvimento das funções executivas na Primeira Infância. [TESTE] Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 158-177, 2020.

CRESPI, Livia; NORO, Deisi; NÓBILE, Márcia Finimundi. Neurodesenvolvimento na Primeira Infância: aspectos significativos para o atendimento escolar na Educação Infantil. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. Especial, p. 1517-1541, 2020.

DE FIGUEIREDO, C. S. et al. Santos, AND, & Bomfim, POS (2021). COVID-19 pandemic impact on children and adolescents’ mental health: Biological, environmental, and social factors. Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry, v. 106, p. 110171.

DE MELO, Alena Sousa et al. Webinários como uma alternativa de formação continuada: uma experiência com ferramentas digitais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 11500-11512, 2021.

DE OLIVEIRAA, Mônica Maria Souza; VELASQUESB, Bruna Brandão. Transtorno do Déficit de Natureza na Infância-Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Lat. Am. J. Sci. Educ, v. 7, p. 22020, 2020.

DIAMOND, Adele. (2013). Executive functions. Annual review of psychology, 64, 135-168. doi:10.1146/annurev-psych-113011-143750 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23020641/

DIAMOND, Adele; LING, Daphne S. (2020). Review of the evidence on, and fundamental questions about, efforts to improve executive functions, including working memory. In J. M. Novick, M. F. Bunting, M. R. Dougherty, & R. W. Engle (Eds.), Cognitive and working memory training: Perspectives from psychology, neuroscience, and human development (pp. 143–431). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780199974467.003.0008

https://psycnet.apa.org/record/2019-63579-008

DOS SANTOS TEIXEIRA, Sônia Regina; DE ARAÚJO BARCA, Ana Paula. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. Educação, Ciência e Cultura, v. 24, n. 1, p. 71-84, 2019.

GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, n. 4, p. 3-12, 2011.

NCPI. Funções executivas e desenvolvimento na primeira infância: habilidades necessárias para a autonomia. 1. ed. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2016.

KOSCHECK, Arcelita; DEMARCO, Juscilene. Ser professor na contemporaneidade: desafios da formação de professores para a docência na educação infantil Being a teacher in contemporary times: challenges of teacher training for teaching in early childhood education. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 10, p. 100942-100953, 2021.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. In: Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2004. p. 698-698.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e Educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

LEÓN, Camila Barbosa Riccardi et al. Funções executivas em crianças de 3 a 6 anos: desenvolvimento e relações com linguagem e comportamento. 2015.

LOUV, Richard. A última criança na natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.

MIRANDA, Mônica C. et al. Projeto pela primeira infância. O crescimento e o

Desenvolvimento dos 0 aos 5 anos, 2016.

MUNAKATA, Y., Michaelson L., Barker J., Chevalier N. As Funções Executivas na Infância. Em: Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds. Morton JB, ed. tema. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância [on-line]. http://www.enciclopedia-crianca.com/funcoes-executivas/segundoespecialistas/funcoes-executivas-na-infancia. Publicado: janeiro 2013 (inglês).

OLIVEIRA, Adriana Amaral; VELASQUES, Bruna Brandão; DE OLIVEIRA, Mônica Maria Souza. Neurodesenvolvimento infantil em contato com a natureza. Iguatu, CE, 2021.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Peirópolis LTDA, 2016.

TIRIBA, Lea. Crianças, Natureza e Educação Infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. p. 208-209.

TIRIBA, Lea. Educar e cuidar ou, simplesmente, educar? Buscando a teoria para compreender discursos e práticas. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 28, p. 1-17, 2005.

TIRIBA, Léa. Educação infantil como direito e alegria. Laplage em revista, v. 3, n. 1, p. 72-86, 2017.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. El significado historico de i crisis de la psicología: una investigación metodológica. In: VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras Escogidas Tomo I. Madrid: Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1991a. P. 259-407.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.