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Práticas de ensinar e aprender estatística nos anos iniciais com recursos do laboratório de ensino de matemática
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Palavras-chave

estatística
formação continuada
jogos
oficinas
probabilidade

Como Citar

ARASHIRO, Iracema Hiroko Iramina; OSIO, Marina Mitie Gishifu; DOS SANTOS, Paula Ramalho Ferreira; DOS SANTOS, Sebastião Aluísio Carvalho. Práticas de ensinar e aprender estatística nos anos iniciais com recursos do laboratório de ensino de matemática . Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e023004, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18575. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Considerando que uma das formas para melhorar a qualidade da educação básica pode ser através da formação continuada de professores, o projeto de extensão “Práticas de Ensinar e Aprender Estatística nos Anos Iniciais com recursos do LEM” propôs duas ações de extensão e foram desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista, ambas voltadas para professores que ensinam matemática. Uma das ações foi uma série de quatro oficinas pedagógicas e outra ação foi o curso “Práticas de Ensinar e Aprender Matemática nos Anos Iniciais: Estatística". As atividades foram baseadas nas pesquisas bibliográficas, adaptadas e discutidas e os materiais utilizados confeccionados pela equipe executora. As aulas do curso e as oficinas, ocorreram nas manhãs de sábados e foram ministradas por dois docentes com apoio de três estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus e essa experiência está relatada nesse artigo.

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Referências

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