Banner Portal
Um inventário das teses e dissertações sobre cultura maker
PDF

Palavras-chave

Cultura Maker; estado do conhecimento; inventário

Como Citar

FORTUNATO, Ivan; TARDIN, Maycon Lindor Pinheiro. Um inventário das teses e dissertações sobre cultura maker. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020016, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14758. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das teses e dissertações defendidas no Brasil com o tema Cultura Maker. Foi realizado um mapeamento no Catálogo de Teses e Dissertações e da CAPES, tendo sido localizados cinco trabalhos: uma tese, duas dissertações de mestrado acadêmico e duas dissertações de mestrado profissional. Foi observado que as temáticas ao ligadas à Cultura Maker divergem bastante, contudo apontam para uma tendência importante no desenvolvimento da criatividade, da criticidade, do trabalho colaborativo, dentre outros. Ao final fica evidente que, além de poucos trabalhos acadêmicos ligados à Cultura Maker, existe ainda um longo caminho a ser percorrido em termos de pesquisa e projetos educativos de forma que se compreenda como uma cultura e não como mais um termo da moda a ser utilizado no ensino.

PDF

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio; MEDEIROS, Emerson; FORTUNATO, Ivan. Professores orientadores dos estágios supervisionados das licenciaturas do Brasil: análise documental de teses nacionais 2014 – 2018. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, 2020. [no prelo]

ARARIPE, Juliana Pereira G. de A.; BARROS, Everton Tadeu G. D.; AZEVEDO, Marcos A.. Vaso Inteligente: um projeto Maker para automação e manutenção das plantas. 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_35.pdf. Acesso 9 jan. 2020.

BORGES, Karen; MENEZES, Crediné de; FAGUNDES, Lea. Projetos Maker como forma de promover o desenvolvimento do raciocínio formal. XXII Workshop de Informática na Escola. Uberlândia: Anais... 2016. p. 515-524. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.515. Acesso 06 jan. 2020.

BLEY, Dagmar Pocrifka; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Cultura Maker e o uso das tecnologias digitais na educação: construindo pontes entre as teorias e práticas no Brasil e na Alemanha. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 26, p. 21-40, 2018.

FIA. Cultura Maker: o que é, importância e exemplos. 2019. Disponível em: https://fia.com.br/blog/cultura-maker/. Acesso 03 out. 2020.

PASQUAL Jr, Paulo Antônio. Pensamento Computacional e formação de professores: uma análise a partir da plataforma code.org. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, 2018.

MARINI, Eduardo. A expansão da Cultura Maker nas escolas brasileiras. Revista Educação, ed. 255, 18 fev. 2019a. Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2019/02/18/cultura-maker-escolas/. Acesso 15 fev. 2020.

MARINI, Eduardo. Entenda o que é o Movimento Maker e como ele chegou à educação. Revista Educação, ed. 255, 22 fev. 2019b. Disponível em https://revistaeducacao.com.br/2019/02/22/movimento-maker-educacao/. Acesso 18 mar. 2020.

MATARIC, Maja J. Introdução à Robótica. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

MONTEIRO, Luana; FORTUNATO, Ivan. A relação entre saberes docentes e a formação continuada: teses e dissertações 2012-2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2260-2274, 2019.

PINTO, Diego de Oliveira. O que é cultura maker e qual sua importância na educação?. Blog Lyceum, [s. l.], 24 out. 2018. Disponível em https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-cultura-maker. Acesso 18 fev. 2020.

RAABE, André; GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, v. 10, n. 26, p. 6-20, 2018.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodoro. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

WING, J Jeannette M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35 2006. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso 13 mar. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.